Estabelecimentos comerciais deverão ser fechados a partir desta sexta-feira (20)

Farmácias, supermercados, padarias e outros serviços poderão seguir com suas atividades; a medida se estende até o dia 5 de abril

A Prefeitura de São Paulo determina que alguns estabelecimentos comerciais deverão interromper o atendimento ao público a partir desta sexta-feira (20). De acordo com o Decreto 59.285, publicado no dia 18 de março, a medida deverá ser adotada até o dia 5 de abril. Fica autorizada apenas a manutenção dos serviços administrativos e a realização de vendas por meio de aplicativos, internet ou instrumentos similares.

Farmácias, mercados, feiras livres, lojas de conveniência, de venda de alimentação para animais, padarias, restaurantes, lanchonetes e postos de combustíveis estão aptos para seguirem com suas atividades. Além disso, estão autorizados também os estabelecimentos que atendem a população sem a venda de produtos e sim oferecendo serviços, como é o caso dos salões de cabeleireiros, oficina mecânicas e consultórios odontológicos.

Neste caso, os estabelecimentos deverão intensificar as ações de limpeza, disponibilizar álcool em gel aos clientes e divulgar amplamente informações sobre prevenção do coronavírus, além de manter espaçamento mínimo de 1 metro entre mesas (para restaurantes e lanchonetes).

O documento suspende também o funcionamento de casas noturnas e demais estabelecimentos dedicados à realização de festas, eventos ou recepções. Os locais que descumprirem o exposto no decreto estão sujeitos a interdição imediata de suas atividades e, em caso de resistência, cassação do alvará de funcionamento.

Foi publicada no dia 19 de março a portaria intersecretarial SGMMSMDET, que esclarece a relação dos estabelecimentos que poderão manter suas atividades, além do que já foi citado, conforme tabela abaixo:

ESTABELECIMENTOS QUE PODERÃO SEGUIR COM SUAS ATIVIDADES

Cabeleireiro/ Barbeiro Oficina mecânica/ Borracheiro
Ótica Manicure
Consultório de odontologia Pizzaria
Igreja (recomenda não abrir) Hotel para cãe e gatos
Lotérica Correios
Estacionamento Restaurante Fast Food
Assistência técnica (celular, TV, computador) Banca de jornais e revistas
Sorveteria Foodtruck e barraca de comida (desde que tenha TPU e não esteja em áreas de aglomeração de pessoas)
Lavanderia Banho e tosa para animais
Chaveiro Clínica de acupuntura
Clínica de massoterapia Lava-rápido
Troca de óleo Autoescola
Agência de viagem Consultório de psicologia
Casa de câmbio Clínica de fisioterapia
Autoelétrico Distribuidor de gás
Loja de venda de água mineral Lojas especializadas na venda de artigos médicos, odontológicos, ortopédicos e hospitalares