Subprefeitura Lapa realiza e apoia ações culturais na região

Fim de semana contou com diversas atrações para moradores

Neste fim de semana, a Prefeitura de São Paulo, através da Subprefeitura Lapa, realizou a “Feira das 100 Minas” com diversas atrações e apoiou o "Campeonato Brasileiro de Churrasco" e a “Festa Precisa-se de Heróis” realizada pelo 4º Batalhão de Polícia Militar aqui na região.

Imagem mostra homem aranha sentado em cima de capo de carro de polícia

A ideia é incentivar a apropriação do espaço público por meio da promoção de eventos culturais que atraiam o público da região de volta às ruas, assim devolvendo a cidade ao cidadão.

Foto de apresentação de teatro

O subprefeito da Lapa, Leonardo Casal Santos, ressalta que, “o que é público, por muito tempo, foi considerado ‘terra de ninguém’, sujeito ao abandono. Entretanto essa visão mudou e as pessoas entenderam que o espaço público é de todos e que a responsabilidade pelo bem comum também é de todos”, ressalta.

Foto de campeonato de churrasco

Sobre a Feira das 100 Minas

Com realização da Subprefeitura Lapa, a feira acontece uma vez a cada 15 dias, no espaço público localizado embaixo do Viaduto Lapa, próximo ao Sacolão da Lapa, e conta apenas com expositoras mulheres.

Foto da fanfarra Oncalo

A Rua Antonio Brito Marques, depois da apropriação do espaço por parte das mulheres que realizam a feira, recebeu o nome de Rua das 100 Minas, em homenagem à ação das mesmas, além do evento de grafite de mesmo nome que acontece uma vez por ano no local apenas com grafiteiras do sexo feminino.

Nesta edição da “Feira das 100 Minas”, além das expositoras já conhecidas do público, as quais levam arte, gastronomia e artesanato para o local, houve também a apresentação do grupo de fanfarra “Ôncalo”, que faz das músicas do mestre Tim Maia sua matéria prima para agitar quem ouve, diversão garantida.

Sobre o Campeonato Brasileiro de Churrasco

O evento gastronômico, organizado pela Associação dos Churrasqueiros do Brasil, foi realizado na Rua Gustav Willi Borghoff, embaixo Viaduto Pompeia, na Barra-Funda. Para quem gosta de carne, o cardápio estava repleto de opções nas categorias ave, suíno, bovino, geral e vegetal. Além de cerveja artesanal, música, espaço kids e pet friendly.
 

Foto de leitão sendo assado

Sobre a Festa Precisa-se de Heróis

Com o apoio da Subprefeitura Lapa, o 4º Batalhão de Polícia Militar realizou a festa para cerca de 300 crianças do hospital Infantil Darcy Vargas, pela segunda vez sediada do próprio batalhão, onde houve apresentações de banda, teatro, show de motocicletas, alimentação, personagens de quadrinhos, viaturas diferentes e mais.

Foto mostra emília do sítio do pica pau amarelo sentada em camburão da polícia

Voluntários se fantasiaram de heróis para alegrar o dia dos jovens que enfrentam diferentes problemas e passam por diversos tratamentos. O grupo teatral “Les Tartufos” também marcou presença na festa.

Ao final do dia, o 4ºBPM/M distribuiu presentes para todas crianças e também fez a doação de duas motocicletas para ajudar nas despesas do Hospital, que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e segue as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Mais informações:
Subprefeitura Lapa
Rua Guaicurus, 1000 - Lapa
Assessoria de Imprensa
(11) 3396-7510