PREFEITURA DE SÃO PAULO

O que é fake news?

Oficina realizada dia 10 de outubro, na Prefeitura Regional Jaçanã/Tremembé, através da São Paulo Aberta

11/10/2018 11h24

O termo em inglês popularizou-se para denominar informações falsas publicadas, principalmente, em redes sociais.

Os motivos que levam à criação de notícias falsas são diversos e muitas vezes, com o intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital. Além da finalidade comercial, as fakes news podem ser usadas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação do ódio.

É muito difícil para as autoridades, identificar e punir os responsáveis por boatos disseminados na rede. No Brasil, a legislação prevê punição para esse tipo de crime. 

Muitos sites de fakes news utilizam endereços e layouts parecidos com os de grandes portais de notícias, induzindo o internauta a pensar que são páginas de credibilidade. Para diminuir os impactos das fakes news, cada um nós precisa fazer a sua parte, compartilhando apenas o que temos certeza que é verdade.  A "Oficina sobre Fake News" realizada pelo agente de governo aberto Roger de Lima, cumpriu seu papel orientando as pessoas presentes a checarem a veracidade das informações nos véiculos de grande mídia, além de divulgar os sites oficiais do poder público municipal, onde podemos buscar informações e serviços  importantes para o dia-a-dia da população.