Ar seco e poluição, perigos para a saúde no outono-inverno

Cuidados passam por evitar exercícios ao ar livre e umidificar ambientes internos

Poluição do ar e clima seco, duas características de São Paulo, especialmente no outono e inverno, são uma combinação perigosa para a saúde, em especial de grupos mais vulneráveis, como crianças com doenças respiratórios e idosos com problemas cardíacos.

Entre os problemas mais comuns registrados nesta época do ano estão o ressecamento das mucosas do nariz e da garganta, nariz entupido ou com sangramento, rinite, crises de asma, piora das doenças respiratórias pré-existentes, ressecamento da pele, irritação dos olhos, com vermelhidão, ardência e aumento das conjuntivites alérgicas.

Veja a seguir algumas dicas para diminuir o desconforto e as complicações decorrentes do ar seco e da poluição, resultado do trabalho do Grupo Técnico Sobre Efeitos na Saúde Relacionados à Poluição do Ar e ao Clima e do Programa Vigiar, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa):

- exercícios físicos moderados ou intensos, especialmente em vias de grande movimento, devem ser evitados;
- pessoas idosas ou com doenças cardíacas ou respiratórias também devem evitar exercícios físicos moderados ou intensos;
- beber mais líquidos é aconselhável nesta época, a menos que haja contraindicação médica;
- aglomerações devem ser evitadas, e também é importante manter os ambientes internos arejados, evitando acúmulo de poeira em cortinas e carpetes;
- banhos muito quentes ressecam a pele, por isso devem ser evitados; o uso de hidratantes e protetor labial são indicados para diminuir o problema;
- limpar a casa com pano úmido em vez de vassoura reduz a poeira no ambiente;
- umidificadores, bacias com água e rega de jardins podem ser usados para trazer mais umidade para o ambiente. No caso de umidificadores, o indicado é usá-los por um curto período (uma a duas horas), arejando o local a seguir para evitar fungos e bactérias. Os aparelhos também devem ser lavados e secos após sua utilização.

Caso observe quaisquer sintomas de problemas respiratórios ou outros relacionados às condições climáticas e efeitos da poluição, basta o munícipe procurar a UBS mais próxima da residência com seu documento pessoal ou carteirinha do SUS. As 470 UBSs do município abrem de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, e as AMA/UBSs integradas abrem nesse horário inclusive aos sábados e feriados.

Veja aqui a lista com os endereços das unidades básicas de saúde (UBS)

Os endereços das UBS também podem ser acessados pela ferramenta Busca Saúde (https://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/)