Queimaduras: entenda como evitá-las e os primeiros cuidados após o acidente

Acidentes envolvendo óleos quentes, produtos químicos e explosões podem provocar queimaduras de 1º, 2º e 3º graus

 O dia 6 de junho é dedicado à prevenção de queimaduras, que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, acometem mais de um milhão de pessoas por ano. Destas, quase 100 mil pacientes necessitam de atendimento hospitalar.

Para evitar o trauma físico e psicológico decorrente deste tipo de acidente, é importante que, ao realizar atividades que envolvem fogo, como usar uma churrasqueira ou fogão, ou equipamentos como ferro elétrico, se tome os devidos cuidados, especialmente com as crianças. Esses acidentes podem ocorrer pelo contato com uma superfície, água ou óleos quentes, explosões ou produtos químicos, causando queimaduras de 1º, 2º e 3º graus.

O que fazer em caso de queimadura

Ao sofrer uma queimadura, é importante lavar o local com água por até 15 minutos. Em caso de acidente com produtos químicos, o indicado é limpar a área e retirar todo o produto antes da lavagem. Jamais estoure bolhas, use pomadas, creme dental, café ou use outras receitas caseiras.

Caso precise de socorro, o paciente deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou serviço de urgência. A rede municipal conta com o Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio, do Tatuapé, referência no atendimento de queimaduras.

Em situações mais graves, deve-se acionar o Samu pelo telefone 192 e seguir as instruções do atendente até a chegada da ambulância.