Campanhas de vacinação contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite seguem nesta segunda (23)

UBSs e AMAs/UBSs Integradas aplicam todos os imunizantes; megapostos e drive-thrus vacinam somente contra a gripe e Covid-19

 Nesta segunda-feira (23), a cidade de São Paulo continua com suas campanhas de vacinação contra Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite.

Para a vacina contra a Covid-19, estão elegíveis as crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos, com aplicação de primeiras doses (D1), segundas (D2) e doses adicionais (DAs).

Além disso, o imunizante contra o vírus influenza, causador da gripe, pode ser aplicado em grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), idosos com mais de 60 anos de idade, trabalhadores da saúde, crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, povos indígenas, profissionais da educação das escolas públicas e privadas, pessoas com deficiência e/ou comorbidades, cidadãos das forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros e de longo curso e trabalhadores portuários.

Os dois imunizantes estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, megapostos e drive-thrus da capital.

Sarampo e poliomielite

Podem se vacinar contra o sarampo crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960.

Já para a vacinação contra poliomielite, podem receber o imunizante crianças menores de cinco anos, sem histórico vacinal ou com esquema vacinal incompleto. Isso vale para viajantes, imigrantes e refugiados de países endêmicos ou em surto. Os dois imunizantes são aplicados nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas.

É importante lembrar que as vacinas contra sarampo e Covid-19 não podem ser aplicadas no mesmo dia para crianças entre 5 e 11 anos de idade. Nesses casos, o imunizante contra Covid-19 deve ser priorizado e, após um período de 15 dias, a vacina do sarampo pode ser aplicada.

SERVIÇO - VACINAÇÃO NA CAPITAL

23 de maio de 2022 (segunda-feira)

Drive-thrus e megapostos: Vacinação adolescentes e adultos - Funcionamento das 8h às 17h.
UBSs: Vacinação crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: Vacinação crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.

Os endereços dos postos podem ser consultados na página Vacina Sampa.