Assistência Social acolhe 293 pessoas em situação de rua na última madrugada

População em geral pode ajudar às pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita). Serviço funciona 24h por dia

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou 347 atendimentos no período entre 20h30 de terça-feira (17/05) e 10h desta quarta-feira (18/05). Durante os trabalhos executados pela Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), 293 pessoas foram encaminhadas para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial e 54 pessoas não aceitaram o serviço de acolhida. Foram distribuídos 220 cobertores.

Somente nos primeiros meses de Operação Baixas Temperaturas haverá um aporte de 2 mil novas vagas nos serviços de acolhimento da rede socioassistencial (mais de 700 já foram entregues na primeira semana da operação), distribuídas em Centros de Acolhida, hotéis e Centros Esportivos. Elas serão destinadas exclusivamente para a OBT, o que significa quase o dobro do número aditado em 2021, quando foram acrescentadas 1.047 vagas aos serviços da rede. Isso reforça o compromisso desta gestão com a expansão de vagas para atender o aumento da demanda, como aponta o Censo da População em Situação de Rua.

Balanço

Desde a madrugada do dia 5/5, a Prefeitura de São Paulo realizou, ao todo, 3.779 atendimentos com 3.429 pessoas acolhidas em serviços da rede socioassistencial e outras 350 que não aceitaram acolhimento, além de 2.750 cobertores distribuídos.

Como ajudar?

A população em geral pode ajudar às pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita).

O serviço funciona 24 horas por dia e a solicitação pode ser anônima. Entretanto, é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está com número aproximado, citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.