Veja quais vacinas estão disponíveis para crianças na cidade de São Paulo

A vacina é a melhor forma de prevenir doenças, impedir casos graves, mortes e novas ondas de transmissões

 A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) continua a promover a imunização para todos os grupos etários, pois a vacina é a melhor forma de prevenir doenças, impedir casos graves, mortes e novas ondas de transmissões. Atualmente, a capital tem algumas campanhas ativas que contemplam o público infantil, são elas: sarampo, poliomielite, gripe e Covid-19.

Durante as campanhas, os pais ou responsáveis devem levar os menores a um dos postos de saúde para que as crianças possam ter a situação vacinal atualizada e induzir seu sistema de defesa a produzir imunidade contra essas doenças, que podem provocar complicações graves.

Sarampo
É uma doença infectocontagiosa causada pelo morbillivirus, cujo contágio ocorre por meio de secreções respiratórias, transmitidas pela tosse, fala ou ar.

A vacinação contra o sarampo está disponível para crianças de seis meses e menores de cinco anos. A aplicação desta vacina é feita somente nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas.

Poliomielite
Também contagiosa, a poliomielite é uma doença causada pelo poliovírus. Conhecida como paralisia infantil, ela pode infectar tanto crianças quanto adultos, com transmissão por meio do contato direto com as secreções eliminadas pela boca ou fezes de pacientes infectados, além de alimentos e água contaminada.

O imunizante contra a poliomielite está disponível para crianças menores de cinco anos, sem histórico vacinal ou com esquema vacinal incompleto. Assim como a vacina contra o sarampo, o imunizante contra a poliomelite é aplicado apenas nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas.

Covid-19
A vacina contra o coronavírus está disponível para crianças de 5 a 11 anos de idade. As crianças de 6 a 11 anos de idade receberão a Coronavac, liberada para uso infantil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já o público de 5 anos de idade deve ser vacinado com a Pfizer pediátrica, assim como as crianças de 5 a 11 anos com imunossupressão. O público de 6 a 11 anos de idade com comorbidades será vacinado com o imunizante Coronavac.

Influenza
No último sábado (30), a SMS iniciou a imunização contra o vírus influenza, causador da gripe, em crianças acima de 6 meses e menores de 5 anos de idade.

Intervalos entre vacinas
Para crianças entre 5 e 11 anos de idade, a vacinação de sarampo e Covid-19 não deve ser aplicada simultaneamente, devendo ser priorizada a imunização contra Covid-19. Depois de 15 dias pode ser aplicada a vacina contra o sarampo.

Os endereços e horários de funcionamento das unidades podem ser consultados na página Vacina Sampa.