Prefeitura capacita jovens e adolescentes em Tecnologia da Informação e Comunicação

Programa StarTI realizou terça-feira (11) a primeira formatura de cursos EAD na área de programação, atendimento e manutenção de computadores.

 A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou terça-feira (11) a formatura virtual das primeiras turmas capacitadas pelo StarTI, programa de qualificação profissionalizante no setor de tecnologia da informação e comunicação. O projeto foi executado em parceria com o Instituto Oportunidade Social (IOS). A iniciativa já capacitou 165 jovens e adolescentes para um setor do mercado de trabalho que tem crescido de maneira constante.

O programa, que é voltado ao setor de tecnologia, ofereceu os cursos de montagem e manutenção de computadores; introdução à programação web e atendimento on-line pela plataforma ZenDesk.

Durante a cerimônia virtual, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, destacou a importância do profissional na área de tecnologia e as oportunidades que o setor oferta atualmente. “O setor de tecnologia da informação e comunicação é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo, sendo fundamental em tempos de pandemia, onde as empresas e comércios se adequaram para o sistema digital. Além disso, esta área é democrática, possibilitando a inserção de todos os públicos interessados ao mercado de trabalho, inclusive o de pessoas com deficiência”, disse Aline.

Metodologia

Para a execução do curso, a Fundação Paulistana entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, contratou o Instituto Oportunidade Social para a aplicação da metodologia das aulas, disponibilização de professores e infraestrutura necessária. Com a pandemia do coronavírus, as aulas, que eram presenciais, foram pausadas e substituídas por encontros virtuais.

“Concluímos hoje a capacitação de 165 novos profissionais para o setor de atuação mais aquecido no mundo nos dias atuais. Agradecemos à Prefeitura de São Paulo por patrocinar e viabilizar o StarTI pois, sem este auxílio, o Instituto Oportunidade Social não conseguiria estruturar e desenvolver este projeto tão grandioso”, destacou a superintendente do IOS, Kelly Christine Lopes.

Com a participação de adolescentes, jovens e adultos de diferentes idades, a duração dos cursos foi de aproximadamente 160 horas. Nos encontros virtuais, os participantes contaram com aulas ao vivo e também com vídeos e textos pré-montados, possibilitando que aluno fizesse a sua agenda de acordo com a melhor disponibilidade de horário.

Diversidade

Outro objetivo do programa foi promover a diversidade no setor de tecnologia. Com isso, 59% dos alunos matriculados são pretos ou pardos, com renda per capta família média de R$ 500 mensais.

A emissão do certificado será realizada digitalmente. Cada aluno receberá a sua cópia via e-mail para a impressão. Os concluintes dos cursos serão inseridos ao Núcleo de Oportunidades do IOS, que faz um “match” entre o candidato capacitado e oportunidades de estágio e emprego formal no setor de tecnologia.