Educação: Prefeitura inaugura Centro de Formação de Professores

Localizado na Vila Clementino, Zona Sul, o local conta com salas de aula equipadas com lousas digitais, laboratórios de Educação Digital e de ciências, além de auditório e cozinha experimental

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inaugurou, nesta terça-feira (11), o Centro de Formação de Professores (CEFORP), localizado na Rua Estado de Israel, nº 200, Vila Clementino, Zona Sul da capital. Com a criação dessa unidade de ensino para os educadores, haverá uma complementação para o desempenho das atividades dos profissionais concursados, que passarão a receber treinamentos e formações nessa unidade antes de assumirem uma sala de aula.

“Estamos inaugurando a primeira escola pública de formação de professores municipais da cidade de São Paulo. O que teremos agora, na rede municipal de ensino, será muito semelhante ao que acontece, por exemplo, em outras carreiras, em que o aprovado no concurso tem que passar pela prova prática para garantir que ele tenha a didática necessária para ser efetivado durante os três anos de estágio provatório. Teremos aqui uma garantia de que aquele que passa no concurso não é apenas bom de fazer prova. É também bom de didática, para poder orientar e ensinar os nossos filhos”, declarou o prefeito Bruno Covas.

O prefeito ainda enfatizou que, na área da educação, há pilares muito importantes. “Um deles é o da formação: aqui vamos capacitar e recapacitar 100 mil professores por ano. Na questão da avaliação, retomamos a prova São Paulo para ter um índice específico na cidade. E também a questão do currículo: São Paulo teve criado seu currículo na nossa gestão e, inclusive, estamos transformando agora todas as salas de aula das escolas municipais em salas informatizadas, até para que os pais possam acompanhar a implementação desse currículo no dia-a-dia”, explicou Covas.

Laboratórios

O CEFORP possui cerca de 3 mil m² e atenderá todos os professores da rede municipal de ensino, promovendo formações diárias. O imóvel passou por reformas de R$ 2 milhões e possui salas de aula equipadas com lousas digitais e computadores, de reunião, laboratório de Educação Digital, de ciências e auditório com capacidade para atender, diariamente, até 600 pessoas.

O local possui uma cozinha de formação, que será destinada a todos os profissionais envolvidos na preparação da alimentação escolar oferecida aos estudantes matriculados nas escolas municipais.

Além dos espaços de aprendizado, o Centro também concentrará o Memorial da Educação Municipal e a Biblioteca Pedagógica Profª Alaíde Bueno Rodrigues.

Formação de educadores na rede municipal

Em 2019, mais de 114 mil educadores participaram dos cursos de formação oferecidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, como orientações sobre alimentação escolar, educação digital e inclusiva, entre outros.

Atualmente, cada Diretoria Regional de Ensino também organiza formações que visam capacitar os docentes em diversas habilidades.