Telecentro publica série de tutoriais sobre uso de ferramentas digitais

Com vídeos simples, iniciativa promove inclusão digital durante quarentena

Embora os Telecentros, assim como outros equipamentos públicos da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), estejam fechados por causa da pandemia de coronavírus, as atividades de inclusão e letramento digital continuam.

A novidade é a série de tutoriais “Telecentro Explica”, desenvolvida para facilitar o acesso da população a serviços, ferramentas digitais e entretenimento on-line, e para diminuir a necessidade de sair de casa durante o isolamento social.

“A ideia é democratizar o acesso a aplicativos e ferramentas disponíveis nos aparelhos celulares, auxiliando o cidadão a simplificar sua rotina e aprender novas atividades nesse período de quarentena”, comenta o secretário de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.

Os tutoriais, voltados aos que querem aprender a baixar, a instalar e a usar aplicativos em seus celulares, são publicados nas redes sociais do Telecentro todas as quartas-feiras, no Facebook e no Instagram.

“Apesar da suspensão temporária do atendimento presencial, nossas equipes estão em constante desenvolvimento de conteúdo e de alternativas para manter o trabalho de inclusão e digital e de fomentar o uso qualificado de redes e ferramentas”, afirma o coordenador de Inclusão Digital, Emerson Santana.

Curtos e didáticos, os vídeos exploram o uso de aplicativos da Prefeitura de São Paulo, como o da central de serviços SP156, de outras esferas de governo e de aplicativos úteis e de entretenimento de outros desenvolvedores.

Os vídeos também mostram recursos de aplicativos de mensagens, apresentam programas culturais com passeios virtuais a museus e ferramentas de texto.

Quem quiser aprender sobre aplicativos pode curtir o Telecentro nas redes sociais, acompanhar os tutoriais e dar sugestões.

Facebook: https://www.facebook.com/telecentrodesp/

Instagram: https://instagram.com/telecentrodesp/