Inscrições abertas para a Gincana São Paulo Cidade Incrível

Primeira edição do evento utiliza o esporte, lazer e cultura para divulgar os principais serviços gratuitos do município
 

São Paulo tem dezenas de clubes, bibliotecas, museus, parques e espaços públicos prontos para oferecer esporte, lazer e cultura de graça, tanto para o paulistano, quanto para quem visita a capital. E mesmo quem nasceu aqui e vive o intenso cotidiano da maior cidade brasileira ainda não conhece toda a estrutura gratuita oferecida pela Prefeitura.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Esportes criou a primeira Gincana São Paulo Cidade Incrível, evento que vem marcar o final do calendário 2009 da cidade. O principal objetivo da ação é unir os moradores das 31 Subprefeituras e conhecer a cidade através de brincadeiras, gincanas e atividades lúdicas e de recreação, numa espécie de “reality show de um único dia”.

Cada subprefeitura pode inscrever 50 equipes de até 5 pessoas. Além de uma corrida por pontos estratégicos de cada região, brincadeiras inusitadas também compõem o roteiro do evento. Uma prova de aviõezinhos de papel, equilíbrio na perna de pau, a tradicional corrida de saco e até uma engraçada corrida de bolinha de gude na colher compõem a divertida programação.

A principal pré-tarefa da Gincana é a criação de um vídeo clipe. A missão é captar em forma de vídeo cenas dos pontos mais bonitos e representativos de cada subprefeitura tendo a música “Sampa” de Caetano Veloso como fundo. A música deve ser interpretada por algum artista ou banda local, utilizando-se de algum tipo de instrumento ou artefato musical, dança ou apenas a voz.

A Gincana São Paulo Cidade Incrível acontecerá no dia 13 de dezembro, das 7h às 20h. A primeira fase acontece simultaneamente em todas as subprefeituras, das 7h às 12h. A fase final ocorre no Vale do Anhangabaú, das 14h às 20h, reunindo as três melhores equipes de cada subprefeitura.

“Cada subprefeitura montará um roteiro, priorizando parques e points culturais e de lazer de sua região. São Paulo é uma cidade incrível e precisamos nos aproveitar de momentos como este para que o cidadão tenha um contato real com a estrutura pública do município”,
afirma o Secretário Municipal de Esportes.

Serão premiadas a primeira Subprefeitura que arrecadar a maior quantidade de garrafas pet e latinhas de alumínio, a subprefeitura que arrecadar o maior número de alimentos não perecíveis e os cinco primeiros colocados da Etapa Final. Entre os prêmios, serão entregues bicicletas, passaportes para parques de diversões e até viagens.

As inscrições para as provas são gratuitas e podem ser feitas diretamente na Supervisão de Esportes das Subprefeituras ou pelo site www.gincanasp.com.br. As equipes terão de preencher o formulário e assinar os termos de responsabilidade, além de arrecadar um total de 5kg de alimento não perecível, a ser doado para uma instituição local. Apenas maiores de 16 anos poderão participar.

 
Programação da Gincana

Primeira Fase
Corrida histórica - As equipes receberam um mapa da região com todos os pontos que devem percorrer. Cada ponto terá um posto de controle e um teste, que pode ser de história, conhecimentos gerais ou curiosidades locais. Esta fase da etapa tem o intuito de oferecer aos participantes a oportunidade de verificar seus conhecimentos e de apresentar as opções de cultura e lazer na região. Tempo de duração: 2 horas.

Segunda Fase
Tarefas esportivas e de diversão -
As equipes deverão participar de todas as tarefas do percurso, as tarefas serão distribuídas de forma seqüencial e rotativa, de forma que todas as equipes passem por todas as tarefas, o local de inicio de cada equipe será informado pela organização no dia do evento. Tempo de duração: 2 horas.

Tarefa de Abertura -
Uma pessoa por equipe deve fazer uma pintura de rosto. O tema deve ser ligado aos costumes, tradições ou folclore paulistano. 

Corrida de bolinha de gude na colher –
4 pessoas por equipe em uma corrida de 400 metros. Cada um deve correr uma distancia de 100 metros com uma na colher na boca, equilibrando uma bolinha de gude. No final de cada percurso, um integrante passa a bolinha para a colher do outro integrante. Se a bolinha cair no meio do percurso, o integrante terá que parar e equilibrar a bolinha novamente para voltar a correr.

Corrida de saco – 3 pessoas por equipe, em uma corrida em que se veste um saco de arroz de 100kgs, num percurso de 50 metros. Cada participante deve ir e voltar neste percurso com o saco, totalizando 100 metros. No final de cada percurso, o participante tira o saco e passa para o outro.

Perna de pau - 3 pessoas por equipe, em uma corrida com pernas de pau. O percurso será de 25 metros. Cada participante deve ir e voltar, totalizando 50 metros para cada. No final de cada percurso, o participante passa as pernas de pau para o outro.

Arremesso de Bola de Tênis – 1 pessoa por equipe. O participante deverá arremessar três bolas para tentar derrubar uma pirâmide de latinhas.

Campeonato de super aviãozinho de papel A4 - Cada equipe deverá fazer um avião com papel fornecido pela organização. Cada equipe decide como deve ser o seu avião e pode estilizá-lo.

Garçom –
2 pessoas por equipe, em uma corrida em que seguram uma bandeja com um copo d’água em cima. Esta corrida será feita em percursos de 25 metros. Cada participante deve ir e voltar, totalizando 50 metros para cada. O percurso tem desenhos no chão e o participante deverá segui-los.

Campeonato de bexiga – Uma pessoa por equipe. Cada equipe receberá uma bexiga e deverá enchê-la até estourar.

Disk Golf – Cada participante da equipe receberá um disco de plástico e tem de arremessar em um alvo determinado a uma distância de 10 metros.

Balde D´água –
Todos os participantes da equipe receberão um pequeno copo d´água e devem encher um balde até a linha demarcada. Todos ficam em fila, com o balde a 20 metros de distância.

(Texto: Flávia Ribas e Eder Brito)