PREFEITURA DE SÃO PAULO

144 toneladas de materiais recolhidos no Jabaquara em 2008

28/08/2008 15h28

Quinzenalmente os caminhões da Limpeza Pública percorrem as ruas do Jabaquara recolhendo madeiras, pneus, colchões, móveis e eletrodomésticos sem uso durante as Operações Cata-Bagulho.

O resultado é expressivo: somente de janeiro a agosto deste ano, aconteceram 15 operações e 144 toneladas de materiais foram coletados. Em 2007, foram realizadas 11 operações, num total de 109 toneladas.

“Com as Operações Cata-Bagulho, conseguimos diminuir a quantidade de materiais que antes eram descartados nas ruas e praças”,
afirma Rodrigo Gibbin, coordenador de Infra-estrutura Urbana e Obras, da Subprefeitura Jabaquara. Ele lembra que a ação também é importante na prevenção às enchentes ao evitar que os materiais cheguem aos córregos da região.

As operações acontecem a cada duas semanas em diferentes bairros de acordo com a programação de atendimento às seis micro-regiões do distrito. Neste dia, até as 7 horas da manhã, os moradores podem depositar na calçada os objetos e materiais a serem recolhidos pelos caminhões da Prefeitura, no período das 7 às 11 horas. Só não devem ser depositados produtos tóxicos, entulho e lixo domiciliar.

A próxima Operação Cata-Bagulho acontecerá no dia 06/09 na Vila Guarani e Cidade Vargas.

(Texto: Márcia Meira)