Máquinas em ação nos córregos do Jabaquara

A Coordenadoria de Infra-Estrutura Urbana e Obras já está se preparando para o período de chuvas.

O trabalho de limpeza mecânica do Córrego Águas Espraiadas está em ritmo acelerado. O trecho entre as ruas Atos Damasceno e Vitoriana já foi limpo, agora, a máquina está trabalhando no trecho entre as ruas Vitoriana e Alba.

"A limpeza mecânica, que utiliza escavadeira hidráulica, é fundamental para o desassoreamento do leito dos córregos", o que melhora a vazão da água e diminui os riscos de enchentes e desabamentos, explica Rodrigo Gibbin, Coordenador de Infra-estrutura Urbana e Obras da Subprefeitura Jabaquara. Os resíduos retirados são depositados nas margens dos córregos e, depois de secos, transportados para o aterro Pedreira.

Na região encontram-se 3 córregos principais: Pinheirinho, Jabaquara e Águas Espraiadas, que totalizam 14.400 metros de extensão.

Para complementar a limpeza mecânica, é realizada a limpeza manual que consiste na retirada do lixo, limpeza e corte de mato das margens.Um dos problemas encontrados na região é que diversos trechos próximos ou até mesmo sobre os córregos foram ocupados irregularmente, o que torna inviável a limpeza mecânica e, às vezes, até a manual.

 

(Texto: Priscila Anastácio/ Márcia Meira)