Subprefeitura Jabaquara participa do Mutirão do Lixo Eletrônico

A Subprefeitura Jabaquara participa nesta quinta-feira, 30/10, do "Mutirão do Lixo Eletrônico" promovido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A proposta do mutirão é abordar a questão da destinação correta do lixo eletrônico, o e-lixo. Uma urna para recolhimento de pilhas, baterias e celulares sem uso será instalada na Praça de Atendimento da Subprefeitura Jabaquara (Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2314) e no Clube Escola Vila Guarani - Riyuso Ogawa (Rua Lussanvira, 178).

Prefeituras municipais de todo o Estado vão receber urnas para a coleta do lixo eletrônico e empresas de diversos segmentos também vão atuar como parceiras no mutirão, coletando o e-lixo, incentivando e divulgando a ação aos seus funcionários.

O que é lixo? Muitas pessoas entendem por lixo eletrônico os SPAM’s que são enviados em seus e-mails. Mas, quando você descarta um equipamento eletrônico que não possui mais utilidade, você está gerando um lixo eletrônico, também conhecido como “e-lixo”. São materiais como pilhas, baterias, celulares, computadores, televisores, DVD’s, CD´s, rádios, lâmpadas fluorescentes e muitos outros, que se não tiverem uma destinação adequada, vão parar em aterros comuns e contaminar o solo e as águas, trazendo danos para o meio ambiente e para a saúde humana.

Quando um celular, uma bateria ou uma pilha recarregável deixa de ter utilidade, o que é que deve ser feito? Essa dúvida paira na cabeça de milhares de brasileiros, que por não saberem onde descartar estes materiais, acabam depositando-os em lixos comuns que vão para os aterros de resíduos domiciliares. É aí que começa o problema: a destinação inadequada do lixo eletrônico, ou "e-lixo", pode causar a contaminação de rios e reservatórios, do solo, além de trazer danos à saúde humana.