Palestra sobre hanseníase na Subprefeitura Jabaquara

Palestra orienta comunidade sobre o diagnóstico, sintomas e tratamento da hanseníase, sexta-feira (14/11), no auditório da Subprefeitura Jabaquara

Na próxima sexta-feira (14/11), a Unidade Básica de Saúde Dr. Geraldo Silva Ferreira e Subprefeitura Jabaquara organizam palestra para orientar a população sobre o combate à hanseníase.

A palestra faz parte da campanha "Não dê as costas para a Hanseníase", promovida pela Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) da Secretaria Municipal da Saúde, com objetivo de intensificar a detecção de casos divulgando os sintomas e sinais da doença, a prevenção e o tratamento.

“Poucos casos chegam até as unidades de saúde, pois por desconhecer os sintomas da doença, muitos pacientes deixam de buscar o tratamento adequado”, explica Leodete de Oliveira Guerhart, gerente da UBS Dr. Geraldo da Silva Ferreira. “A hanseníase tem cura. Mas, quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mais eficaz será o tratamento”, completa Leodete. 

A hanseníase é uma doença infecciosa, causada por uma bactéria. É transmissível e atinge, principalmente, a pele e os nervos periféricos como mãos e pés. A transmissão ocorre pelas vias respiratórias (fala, espirro ou tosse), durante o convívio prolongado com o doente sem tratamento. É longo o espaço de tempo entre o contágio e o aparecimento dos sinais da doença.

O tratamento da hanseníase é realizado por meio de medicamentos aplicados gratuitamente nas unidades de saúde.

SERVIÇO
Palestra: orientação diagnóstico, sintomas e tratamento da hanseníase
Local: Auditório da Subprefeitura Jabaquara
Data: sexta-feira, 14/11
Horário: 10:30 horas

 

(Texto: Márcia Meira)