Subprefeitura Jabaquara recebe certificação ISO 9001:2000

A Praça de Atendimento garantiu à Subprefeitura Jabaquara a certificação da ISO 9001:2000, norma que padroniza os procedimentos de trabalho visando a melhoria do sistema de gestão da qualidade.

A certificação ocorre após a subprefeitura ter sido auditada, pela SGS ICS Certificadora LTDA, acreditada pela United Kingdom Accreditation Service (UKAS), nos dias 17, 18 e 19 de novembro.

A implantação da norma foi definida, no início deste ano, durante o planejamento organizacional da Subprefeitura Jabaquara, com o objetivo de aperfeiçoar o gerenciamento dos processos internos e, com isso, aumentar a satisfação do cidadão. "A implantação da ISO é mais um passo rumo a excelência da gestão. Com a padronização dos processos da Praça de Atendimento, buscamos o aumento da qualidade no atendimento e maior satisfação dos nossos clientes, o cidadão. Esse é o nosso principal objetivo", afirma Heitor Sertão, subprefeito do Jabaquara.

O processo de implantação começou em fevereiro de 2008, com a capacitação dos servidores e o mapeamento dos processos, para os quais foram estabelecidos os fluxos.

Em outubro, o Núcleo de Gestão e Qualidade da Subprefeitura Jabaquara, que acompanhou todo o processo coordenado pelo Centro Latino Americano para Excelência e Qualidade (Claeq), formou servidores para atuarem como que auditores internos. Na auditoria externa, realizada em novembro pela certificadora, foram auditadas a Alta Direção, Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade, Unidade de Informática, Unidade de Compras e Supervisão de Gestão de Pessoas.

“A certificação da Praça de Atendimento foi apenas o início deste processo”, afirma o subprefeito. Todos os processos da Subprefeitura Jabaquara estão sendo realinhados de acordo com o sistema de gestão da qualidade. Portanto, em 2009, o número de processos submetidos à auditoria para certificação poderá ser ampliado.

O QUE É ISO

A ISO (International Organization for Standardization - Organização Internacional de Normalização) é uma organização não-governamental, fundada em 1947, com sede em Genebra, na Suíça.

ISO 9001:2000 é uma norma internacional que fornece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade das organizações. Faz parte de uma série de normas, conhecida como "Série ISO 9000".

Esta norma incentiva a adoção de uma abordagem de processos para o desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia de um sistema de gestão da qualidade. O objetivo principal desse sistema é a satisfação do cliente e consumidor, no caso da Subprefeitura, o cidadão.

 

(Texto: Márcia Meira)