Jovem sai a campo: participantes do Agente Jovem produzem filme sobre o Jabaquara

Os integrantes do programa Agente Jovem desenvolvido na Associação Cristã de Moços - Casa Leide das Neves apresentaram, na última semana, o resultado do trabalho desenvolvido em 2008: o filme Jovem sai a Campo.

Divididos em equipes, vinte e cinco jovens realizaram uma pesquisa para identificar e conhecer as opções de esporte, cultura e lazer existentes no Jabaquara. “O grupo fez o levantamento dos recursos e equipamentos existentes num quadrilátero do bairro da Cidade Vargas”, conta a educadora Conceição Santos, que supervisionou o projeto, que incluiu entrevistas, fotos e filmagem. “Esse projeto abre um campo para os jovens que se preparam para o mercado de trabalho”, completa a educadora.

Segundo Wellington Bezerra, orador do grupo, equipamentos públicos e privados foram visitados e os deixou surpresos. “Vimos que tem muitas coisas boas que os moradores se dispõem a fazer. Isso faz a diferença na comunidade”, contou.

O exemplo da moradora Maria Antonia, que aos 78 anos ajuda a manter a praça do Espinhaço em ordem, emocionou o estudante Jonas Gonçalves, de 16 anos. No dia da filmagem, os jovens foram recebidos na praça com pincéis e latas de tinta e se dispuseram a colaborar com a moradora que se preparava para pintar os brinquedos. Por estar de roupa e tênis novos, Jonas relutou, mas se convenceu depois de ouvir a “zeladora” da praça. “Depois que ela disse: ‘eu, com 78 anos, pinto e cuido da praça e os vândalos vêm aqui e destroem tudo’, não tive dúvida e resolvi ajudar”, contou após a apresentação do filme. “Esse projeto fez a diferença para mim e queremos mostrar o que aprendemos”, completou.

Entre os locais identificados na região estão: Praça Barão de Japurá, Praça do espinhaço, Praça Nova América, Clube Escola Vila Guarani, Cecco Vila Guarani, Teatro Ressurrreição e Universidade Guarulhos (unidade Jabaquara).

O programa Agente Jovem busca assegurar a participação efetiva do jovem na sociedade e o exercício da cidadania. É uma parceria entre a Prefeitura do Município de São Paulo, governo federal e organizações sociais. Os participantes – estudantes em situação de vulnerabilidade e risco social - recebem uma bolsa mensal por um período de um ano ou até completar 18 anos de idade. 

A equipe da Coordenadoria de Ação Social e Desenvolvimento e o subprefeito do Jabaquara assistiram a exibição do filme. “É uma satisfação para nós saber que o programa está deixando bons frutos”, falou Célia Regina Silveira de Salles Teixeira, supervisora de Assistência Social da Subprefeitura Jabaquara. “Esse é o verdadeiro sentido do programa Agente Jovem”, completou.

Visita à Subprefeitura  - Localizada na área escolhida para o mapeamento de recursos, a Subprefeitura Jabaquara também recebeu os estudantes do programa agente Jovem, em junho de 2008. Durante mais de uma hora, representantes de cada coordenadoria da Subprefeitura apresentaram o trabalho desenvolvido em suas áreas.

(Texto: Márcia Meira)