Inaugurada nova unidade do Ação Família no Jabaquara

A segunda unidade do programa Ação Família – Viver em Comunidade no Jabaquara foi inaugurada na sexta-feira, 12/12, em parceria com a Associação Beneficente Caminho da Luz (Abecal).

Seiscentas famílias da comunidade Vietnã, na Vila Santa Catarina, serão atendidas pelo programa da iniciado em 2005, pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e responsável pelo fortalecimento e emancipação das famílias em situação de alta vulnerabilidade social e garante o atendimento prioritário delas junto à rede de serviços públicos governamentais e não-governamentais.

Durante a inauguração da unidade, uma família, representando as demais cadastradas, assinou o "Termo de Adesão ao Programa Ação Família", que formaliza a integração do grupo familiar ao programa e a concordância com as condições de participação nas atividades propostas. “Estou feliz e ansiosa com a nossa participação no programa”, contou a moradora Jaeni da Silva Leme, logo após a assinatura do termo de adesão. Casada e com um filho de 4 anos, sua família foi cadastrada e já participou dos primeiros encontros e oficinas. Ela espera que o programa lhe ofereça uma oportunidade futura de geração de renda.

Composta por oito profissionais, a equipe da unidade realiza junto às famílias um levantamento de necessidades. “Oficinas de artesanato, culinária e confeitaria são as preferidas pelas famílias, pois elas podem converter o aprendizado em geração de renda”, explica a técnica Fernanda Cândida Gregório. “Cursos profissionalizantes e oficinas lúdicas para as crianças, também serão oferecidos”, completa.

A Abecal administra um albergue que abriga 300 pessoas e uma unidade na Vila do Encontro onde oferece cursos de corte e costura, culinária, pintura em tecido e línguas.

Na região da Subprefeitura do Jabaquara, 1.050 famílias da região de Americanópolis são atendidas pelo programa em convênio com a AME.

Participaram da entrega da unidade Reginado Ortiz, assessor especial da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Social, Heitor Sertão, Subprefeito do Jabaquara, Fátima Teixeira, representante do Programa Ação Família, e Roberto Adorno, presidente da Abecal.

Sobre o programa

O Ação Famíla – viver em comunidade é resultado de uma ação articulada por 12 pastas da administração municipal: Assistência e Desenvolvimento Social, Trabalho, Educação, Saúde, Esportes, Cultura, Coordenação das Subprefeituras, Participação e Parceria, Habitação e Verde e Meio Ambiente, além da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e da Comissão Municipal dos Direitos Humanos.

O programa desenvolve habilidades com as famílias, contemplando três dimensões: Vida em Família, Família na Comunidade e Vida de Direitos e Deveres. Além disso, a família terá prioridade na inclusão dos programas de transferência de renda dos três níveis do governo (Renda Mínima, Renda Cidadã e Bolsa Família), nas unidades de Saúde e na rede de serviços da Prefeitura.

Para a seleção das famílias beneficiadas, é utilizado o conceito apresentado no Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS/Sead,2004), que tem como definições: a composição familiar, as condições e o acesso a serviços de saúde, a qualidade educacional, a possibilidade de trabalho com qualidade e remuneração adequada, a existência de garantias legais e políticas, entre outros fatores.

 

(Texto: Márcia Meira)