Catadores do Jabaquara percorrem Circuito das Luzes

No último sábado (13), a Subprefeitura Jabaquara levou 35 catadores de materiais recicláveis a um passeio inusitado para muitos deles

Promovido pela SPturis que ofereceu um ônibus, com guia e lanches, o passeio começou às 17 horas e só terminou às 23 horas, percorreu os principais pontos iluminados da cidade: feira da Natividade (Vale do Anhangabaú), Árvore da Cidade (Parque do Ibirapuera) com show de luzes e efeitos, em homenagem a diferentes culturas no “Natal do Nosso Mundo”.

Na avenida Paulista, o grupo percorreu um trecho a pé a partir do Masp e parque Trianon. “O passeio é muito bonito. Se não tivesse essa oportunidade eu não viria”, afirmou a catadora Patrícia Alves dos Santos, de 35 anos.

“Esses passeios e não só eles, mas todo o trabalho desenvolvido com os catadores está sendo muito importante, para elevar a sua auto-estima, pois eles estão percebendo que tem pessoas que se preocupam com eles”, afirma Delaine Romano, que faz parte do Fórum Lixo e Cidadania do Estado de São Paulo que em abril propôs à Subprefeitura Jabaquara implantar coleta seletiva na região, com objetivo de criar novos postos de trabalho e reduzir o descarte de resíduos nos aterros.

O trabalho começou com reuniões internas do grupo de reciclagem, formado por servidores das coordenadorias de Assistência Social, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Defesa Civil e Sala do Verde e Meio Ambiente.

 “Neste grupo de trabalho estudamos a legislação e fizemos a articulação intersetorial necessária para o sucesso do projeto”, conta Maria Salete Dutra Tomioka, coordenadora de Ação Social e Desenvolvimento, que buscou a participação de representantes da Supervisão Técnica de Saúde Vila Mariana/ Jabaquara, Unidades Básicas de Saúde/ Agentes Comunitários de Saúde; Centro de Referência Ação Família CRAF Americanópolis/ Agentes de Proteção Social. O grupo tem se dedicado ainda ao mapeamento de áreas para instalação de uma cooperativa de coleta seletiva.

Sob a orientação da Coordenadoria de Ação Social e Desenvolvimento da Subprefeitura Jabaquara, outras 22 reuniões com os catadores e atividades foram realizadas, como a visita à Central de Triagem Leopoldina - Cooperativa Cooperação e à Associação Corpeel.  “A cada reunião trazemos um palestrante para apresentar experiências na área da coleta seletiva”, conta Maria Salete. “Queremos fazê-los refletir sobre o modelo a ser implantando no Jabaquara”, afirma.

Entre os temas apresentados, estão: a coleta e reciclagem de óleo de cozinha e vidro, separação de plásticos, reciclagem de embalagens longa vida, destinação final de refrigeradores domésticos, centrais de triagem, entre outros.
“Com o trabalho da Subprefeitura tenho a oportunidade de participar de cursos, palestras e até de passeios, coisas que nunca tinha feito, pois não tenho condições  financeiras”, conta a catadora Patrícia Alves. “Com isto passei a ver algumas coisas de outra maneira. É muito bom isso!”


 

(Texto: Márcia Meira)