Subprefeitura do Jabaquara mantém ISO 9001:2000 e atende a Agenda 2012

Pelo segundo ano, a Praça de Atendimento garantiu à Subprefeitura do Jabaquara a certificação da ISO 9001:2000, norma que padroniza os procedimentos de trabalho visando a melhoria do sistema de gestão da qualidade.

A certificação das 31 Praças de Atendimento uma das metas estabelecidas pelo Programa de Metas da Cidade de São Paulo – Agenda 2012, que reitera o compromisso do governo municipal com a transparência, responsabilidade e inovação da gestão e define metas de curto, médio e longo prazo.

Obtida em 2008, a certificação foi mantida após as unidades de Informática, Unidade de Compras e Supervisão de Gestão de Pessoas, Praça de Atendimento, Núcleo de Qualidade e Alta Direção terem sido auditadas pela SGS ICS Certificadora Ltda, na segunda-feira (16).

Sob coordenação do Núcleo da Qualidade do Jabaquara, a implantação da norma começou no início de 2008, com o objetivo de aperfeiçoar o gerenciamento dos processos internos e, com isso, aumentar a satisfação do cidadão. "Este ano, nos dedicamos a corrigir e implantar as melhorias apontadas na auditoria anterior, além de implantar procedimentos em outras áreas que não foram auditadas”, explica Wanda Marques, do Núcleo da Qualidade.

Entre as oportunidades de melhoria já solucionadas estavam: inspeção de todos os processos autuados na Praça de Atendimento, sistema de localização e recuperação de documentos e controle de atendimento da recepção. “É por meio da identificação e correção das falhas que podemos aperfeiçoar a cada dia o sistema de gestão”, afirma Wanda.

“A Praça de Atendimento é o cartão de visitas da subprefeitura. Por isso, a observação da norma é fundamental para oferecer um atendimento de qualidade com foco no cidadão”, afirma o subprefeito do Jabaquara, Franklin Matos. “Saímos na frente ao manter a certificação e atender uma das metas estabelecidas na Agenda 2012”, completa.

Além da Subprefeitura Jabaquara, a Subprefeitura Vila Prudente/ Sapopemba também já obteve a certificação.

O QUE É ISO
A ISO (International Organization for Standardization - Organização Internacional de Normalização) é uma organização não-governamental, fundada em 1947, com sede em Genebra, na Suíça.

ISO 9001:2000 é uma norma internacional que fornece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade das organizações. Faz parte de uma série de normas, conhecida como "Série ISO 9000".

Esta norma incentiva a adoção de uma abordagem de processos para o desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia de um sistema de gestão da qualidade. O objetivo principal desse sistema é a satisfação do cliente e consumidor, no caso da Subprefeitura, o cidadão.

(Texto: Márcia Meira)