Mais de sete toneladas de materiais e duas mil faixas apreendidas no Jabaquara, no primeiro semestre de 2009

Faixas, placas, carcaça de carros, alimentos, produtos eletrônicos. Estes foram alguns dos materiais apreendidos pela Supervisão de Fiscalização da Subprefeitura Jabaquara, no primeiro semestre de 2009.

Ao todo, de janeiro a junho, os agentes realizaram 219 apreensões que resultaram 421 sacos de mercadorias recolhidas, num total de 7,2 toneladas. Também foram apreendidas oito carcaças de automóveis e 2.364 faixas, banners e placas de publicidade irregulares. “Estas ações são fundamentais para limpeza e organização da cidade e para coibir o comércio irregular que alimenta o crime por meio da venda de produtos piratas”, afirma o subprefeito do Jabaquara, Franklin Matos.

Todos os dias, em horários alternados, duas equipes de apreensão com 11 funcionários percorrem as ruas do distrito do Jabaquara para recolher o material irregular. “Damos especial atenção às grandes avenidas da região e aos bolsões de comércio ambulante, localizados na avenida Santa Catarina e junto às estações do metrô Jabaquara e Conceição, onde há grande circulação de pessoas”, explica o coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Rui Lemos.
 
As apreensões também são realizadas a partir de solicitações encaminhadas pelos munícipes por meio da Praça de Atendimento, 156 e Fóruns Locais. As ações acontecem com o apoio da Guarda Civil Metropolitana.

Periodicamente, o material apreendido sem comprovação de origem (nota fiscal) é destruído pelas equipes da Subprefeitura. Em maio, doze mil CDS e DVDS e cinco toneladas de materiais diversos (artigos para telefonia, eletrônicos, óculos, bijuterias, carrinhos e barracas) foram destruídos e transportados para o Centro de Disposição de Resíduos Pedreira.

 

(Texto: Márcia Meira)