“Inverno no Jabaquara” promove atividades de conscientização ambiental

Sábado (18) foi dia de festa e conscientização ambiental no Clube Escola Vila Santa Catarina. Música, teatro e oficinas foram algumas das atrações do “Inverno no Jabaquara”, organizado pelo Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Jabaquara (CADES-JA).

Na quarta edição do projeto “Quatro Estações”, que celebra a chegada de cada estação do ano, o CADES Jabaquara recebeu a equipe do projeto Virada Ambiental que trouxe a Companhia de Teatro Catraca Urbana, a banda Amálgamas e uma exposição de obras de arte elaboradas a partir de materiais recicláveis.

O projeto Quatro Estações teve início em setembro de 2008, quando celebrou a chegada da primavera. Em fevereiro, no Centro Cultural Jabaquara, o grupo celebrou o verão e, em maio, no Parque Nabuco, o outono. Segundo Vera Gonzalez, educadora ambiental da Sala do Verde e Meio Ambiente da Subprefeitura Jabaquara, “o objetivo do projeto é chamar a atenção para as questões ambientais de acordo com as estações do ano”.

O evento começou com a apresentação da Companhia de Teatro Catraca Urbana que chamou a atenção para importância do cuidado com o ambiente e para a questão do consumismo. “É necessário conhecer os fatores envolvidos na produção dos bens do consumo, quais recursos foram utilizados, se são legais e se tiveram um impacto sócio-ambiental”, explicou Rodolfo Lopes, estudante de gestão ambiental e integrante da Catraca Urbana.

Depois, os participantes conheceram mais sobre o projeto Bióleo de reaproveitamento de óleo de cozinha e assistiram à banda Amálgamas que retrata em suas canções a relação do homem com a natureza. “A questão ambiental não pode se limitar ao âmbito escolar. É preciso levar as discussões para todas a sociedade, de forma lúdica e criativa”, afirmou o coordenador da Virada Ambiental, Thiago Vale.

O Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Jabaquara se reúne uma vez por mês no auditório da Subprefeitura Jabaquara. A próxima edição do projeto “Quatro Estações” será em setembro, no Clube Escola Vila Guarani.

 

(Texto: Márcia Meira e Vera Siqueira)