Subprefeitura Jabaquara faz obra para acabar com enchentes no Jardim Lourdes

Desde o mês de abril, a Supervisão de Manutenção da Subprefeitura Jabaquara está trabalhando numa grande obra para acabar com enchentes no bairro Jardim Lourdes, próximo do CEU Caminho do Mar.

Por conta da lama trazida pela enxurrada, as casas da Rua Luis Augusto Paschoal têm até comportas na entrada para evitar maiores estragos, principalmente, no período das chuvas. “O início deste ano foi atípico com chuvas muito intensas”, afirma o supervisor de Manutenção, engenheiro Marcelo Mellone. “Diante dos danos causados pela água que chegou a 60 centímetros de altura, nos vimos obrigados a fazer uma intervenção no local”, completa.

Para resolver o problema, uma equipe de conservação de galerias com dez homens, dois caminhões e uma retro-escavadeira construiu quatro bocas de lobo simples; duas bocas de lobo duplas; três poços de visita; duas caixas de inspeção e 260 metros de galerias que serão ligadas à rede de águas pluviais existente.  “Além da galeria de águas pluviais, o final da rua Luis Augusto Paschoal, que era um ponto viciado de despejo de entulho, recebeu guias, sarjetas, passeio e asfalto”, explica Mellone. 

As obras concentraram-se nas ruas Ulisses Paschoal, Luis Augusto Paschoal, Frei Antonio Brandão e Wilson Kawanami e estão agradando os moradores. “Além de acabar com os problemas de enchentes, a obra vai acabar com o problema do entulho que era deixado no final da rua”, declara o Aniques Rodrigues, 57 anos, morador da rua Luiz Augusto Paschoal. E os resultados já são notados pela população, conta Miralva Barbosa, 43 anos: “não vi enxurrada nem lama na porta de casa nas últimas chuvas”, relata aliviada a moradora.

(Texto: Márcia Meira)