Prevenção e combate a incêndios é tema de palestra promovida pela CIPA Jabaquara

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Subprefeitura Jabaquara realizou na manhã desta quinta-feira (15), a palestra Prevenção e Combate a Incêndios. Por mais de duas horas, o sargento Ariovaldo Alves do Espírito Santo, do 1º Batalhão do 4º Grupamento de Bombeiros, demonstrou como agir para combater princípios de incêndio. “Sempre que começa um incêndio deve-se tentar combatê-lo. O primeiro passo é afastar todos os materiais próximos pra evitar que o fogo se alastre”, orientou o sargento Ariovaldo.

Durante a palestra também foi abordada a importância da brigada de incêndio para evitar e controlar o fogo. “Nos lugares que possuem brigadas de incêndio não há grandes incêndios, pois a equipe passa por treinamentos periódicos para combatê-los”, afirmou o palestrante.

Cerca de 25 servidores assistiram atentamente as orientações sobre como e quando utilizar extintores, hidrantes e como fazer a evacuação do prédio. “A palestra me trouxe muitas informações e acabou com algumas lendas, como a história de que botijão de gás explode. Agora, já sei também qual extintor usar no caso de um princípio de incêndio”, contou, satisfeita, Maria José Gotardo Lopes, da Unidade de Compras, da Subprefeitura Jabaquara.

Os servidores também participaram tirando dúvidas sobre riscos e atitudes que devem ser tomadas no ambiente de trabalho em caso incêndio.

(Texto: Priscila Anastácio)