Prefeitura de SP convoca restaurantes interessados em distribuir refeições à população em situação de rua

Projeto Rede Cozinha Cidadã promove alternativas de geração de renda durante a quarentena na cidade

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 2 de abril, o Projeto Rede Cozinha Cidadã, uma iniciativa liderada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. Sendo intersecretarial, o projeto tem o objetivo de dar alternativas de alimentação para a população em situação de rua, além de promover a participação de comércios e pequenos restaurantes a gerarem renda com a venda de comida durante a crise acarretada pela quarentena do Coronavírus.

O Observatório da Gastronomia, colegiado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, apoia a ação, incentivando os chefs e restaurantes participantes dos comitês temáticos a participarem do projeto. “Estamos em contato com os chefs e donos de restaurantes parceiros do Observatório da Gastronomia divulgando o projeto, que pode ser crucial para a sobrevivência de estabelecimentos gastronômicos em São Paulo”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Estabelecimentos de alimentação localizados na cidade de São Paulo interessados em prestar serviços de fornecimento de refeições à população de rua podem se candidatar por meio de um edital, que ficará disponível até o fim do período de quarentena determinado pelo Poder Público.

“É fundamental ajudar a população em situação de rua a se alimentar e ter autonomia, ainda mais no momento grave em que vivemos com a pandemia do Coronavírus. O Projeto Rede Cozinha Cidadã oferece a essas pessoas a dignidade e os direitos básicos para se viver, além de ajudar restaurantes a se manter na crise financeira”, destaca a secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto.

O projeto tem a participação das Subprefeituras; Segurança Pública e das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social; e Licenciamento. Os beneficiados receberão um kit contendo marmita, água e um folheto educativo de prevenção do Coronavírus, desenvolvido pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. O foco é atender as regiões com maior concentração deste público: Sé, Mooca, Lapa, Santo Amaro, Vila Mariana, Santana e Pinheiros.

A operação ainda terá o apoio da Guarda Civil Metropolitana, que auxiliará na segurança e também na distribuição dos kits. Ao final da operação, as Subprefeituras correspondentes ao território serão responsáveis pela limpeza do local.

Interessados no credenciamento devem enviar e-mail para cafsmdhc@prefeitura.sp.gov.br, onde poderão também obter informações e esclarecer dúvidas sobre o processo de inscrição. Acesse o edital no link: http://bit.ly/redecozinhacidada
 

 

 

A imagem apresenta a foto de uma mão segurando um marmitex de isopor. Acima, está escrito os dizeres “credenciamento de restaurantes para prestar serviço de fornecimento de refeições a população em situação de rua. Saiba como participar: www.bit.ly/redecozinhacidada”  O rodapé da imagem apresenta os logos da Prefeitura de São Paulo e do Observatório da Gastronomia