Conselho Participativo 2021

Saiba qual é o papel do Conselho Participativo da Cidade de São Paulo

 Criado em 2013, o Conselho Participativo Municipal é um órgão autônomo, formado exclusivamente por membros da sociedade civil. O conselho é formado a partir de eleições diretas regionais, tendo como objetivo a construção de políticas públicas e controle social, por meio de fiscalização de ações e gastos públicos realizados em seu distrito e Subprefeitura. É reconhecido pelo Poder Público Municipal como uma representação da população com participação direta nos atos da gestão pública.
Em dezembro de 2019, houve eleições para o biênio 2020/2021. Foram distribuídas 531 vagas para conselheiros (493 brasileiros e 38 imigrantes) nas 32 Subprefeituras - as vagas são calculadas de acordo com o número de habitantes da região.
O que faz o Conselho Participativo Municipal da Cidade de São Paulo?
• Articulação com os diferentes segmentos da sociedade civil organizada;
• Zela para que os direitos da população e os interesses públicos sejam atendidos nos serviços, programas e projetos públicos da região;
• Monitora no âmbito de seu território a execução orçamentária, a evolução dos Indicadores de Desempenho dos Serviços Públicos e a execução do Plano de Metas.
Conselho Participativo - SubPrefeitura Itaquera
Para a Subprefeitura Itaquera, foram preenchidas 18 vagas, representando os seguintes distritos: Cidade Líder, Itaquera, José Bonifácio e Parque do Carmo para o biênio 2020/2021. Dois dos eleitos pediram afastamento durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.


Fique por dentro do CPM:
Clique aqui e saiba mais sobre a estrutura, convocações, atas e como participar.

Conselheiros 2020/2021:
Coordenador: Alessandro Mello Beserra
Secretário geral: Gilberto Roque da Silva Pereira