Mais um espaço é revitalizado em Itaquera: qual é o papel do munícipe?

Feita 12ª revitalização, saiba como você pode colaborar para manter nossa região limpa

No último sábado (12/01), a Subprefeitura Itaquera e a SOMA revitalizaram mais um ponto de descarte irregular de lixo na Rua Subragi, no bairro Cid. A. E. Carvalho. O entulho foi retirado do espaço, que também recebeu pintura, floreiras e plantio com reaproveitamento de materiais (pneus e pallets).

 

Foto: Subprefeitura Itaquera // #PraCegoVer: dois zeladores da Subprefeitura Itaquera, ao lado do caminhão de serviço, revitalizam o espaço na Rua Subragi. No chão, estão colocados pneus que foram reciclados para serem vasos. 

 

Nessa área, a Subprefeitura Itaquera realizava limpeza duas vezes por semana e retirava semanalmente em torno de 12 toneladas de lixo e entulho. Isso significa que o espaço não está sendo conservado pelos próprios munícipes, que vem depositando objetos e resíduos de forma irregular com frequência. Você sabe evitar esse tipo de poluição em nossa região? Selecionamos perguntas e respostas que podem te ajudar a agir com cidadania sobre o nosso meio ambiente.

 

Por que eu não posso jogar o entulho nas calçadas?

Porque além de você poluir e degradar um espaço público, você está cometendo um crime ambiental passível de multa: o descarte irregular de lixo.

Onde posso descartar meu entulho de forma correta?

Você tem duas opções:

  1. Acessar a programação do Cata-Bagulho, serviço da Subprefeitura que recolhe entulhos todos os fins de semana, e conferir em que data o nosso caminhão passará em sua rua. Lembrando que não serão recolhidos lixo doméstico, entulho de construção, animais mortos ou produtos tóxicos. Coloque seu material um dia antes, pois a operação começa bem cedinho, às 6h da manhã.Você também pode acompanhar a programação no feed da nossa página do Facebook
  2. Levar seu material ao Ecoponto mais próximo e a equipe do local fará o descarte correto do seu entulho. Saiba onde estão os Ecopontos da nossa região.

O que mais posso fazer para que Itaquera seja uma região cada vez mais limpa?

Agora que você sabe o que fazer com seu lixo, não o descarte de forma irregular. Essa ação, além de manter o espaço limpo, evita alagamentos e a proliferação de insetos, ratos e outros animais que transmitem doenças. Além disso, converse com seus familiares, amigos, vizinhos e munícipes sobre a importância de não jogar lixo nas nossas ruas, praças e espaços públicos. Vamos fazer juntos a Itaquera que queremos? :)