Itaquera ganha mais uma área revitalizada

Subprefeitura realiza ação com participação de alunos da EMEF Águas de Março, no Conjunto José Bonifácio

Por Fernanda Mendonça

Na manhã do dia 06 de dezembro de 2018, alunos do 5º ano da EMEF Águas de Março, no bairro do Conjunto José Bonifácio, em Itaquera, participaram de uma grande ação de revitalização de um ponto viciado de descarte de entulho, localizado ao lado da escola.

O gradil e as muretas da instituição de ensino foram coloridos de verde, vermelho, azul e rosa. A calçada, que recebeu tinta branca, serviu como uma “tela” para os desenhos de brincadeiras como a tradicional amarelinha.

A Subprefeitura Itaquera executou diversos serviços no local no dia anterior ao evento, tais como: lavagem da via e calçada com água de reúso, pintura de guia, capina e coleta de grandes volumes de entulho.

As crianças também ajudaram a colorir o espaço carimbando as mãozinhas no chão, nos postes, nas muretas e também nas floreiras - que foram feitas com pallets reciclados e garrafas pet recolhidas e entregues pelos próprios alunos. “É a nossa calçada da fama”, comentaram alguns dos estudantes enquanto mergulhavam as mãos na tinta.

A ideia de envolver as crianças na recuperação do espaço surgiu da necessidade de sensibilizar a população que agora deve conservar o local limpo. “Temos uma horta nessa área e além de colocar lixo ali, alguns moradores da região também ateavam fogo nos resíduos e a fumaça contaminava tudo. Outros enfiavam as mãos pela grade para roubar verduras”, conta a vice-diretora Eliane Santana Andrade Tiengo.

Segundo o encarregado Claudio Luiz de Sousa, a limpeza e fiscalização do local continuaram, por enquanto, semanalmente, mas a expectativa é que os descartes diminuam consideravelmente até cessar. “Acreditamos que agora a população vai respeitar mais, pois dá pra ver que teve um trabalho aqui, inclusive, envolvendo a criançada”, afirma.

Para a organização dos trabalhos, funcionários da Subprefeitura e Soma estiveram no local semanas antes para conversar com os alunos, educadores e com a equipe da Diretoria Regional de Educação Itaquera. “Estamos agradecidos, o resultado ficou incrível”, comemora a diretora Patricia dos Santos Melo Barreto.

 

Confira o antes e depois da ação: