Avenidas de Itaquera são recapeadas

Renovação das vias melhora a mobilidade da região

Nayara Ungarato

As avenidas Caititu e Afonso de Sampaio e Souza foram escolhidas para serem as primeiras vias a receber as ações de recapeamento em Itaquera. Ao todo, 6.295 metros lineares foram recapeados em ambos os endereços. A escolha dos trajetos para serem beneficiados foi tomada devido à condição da pavimentação dos logradouros, que necessitavam de recapes por conta da deterioração do solo. Foi priorizada ainda a questão do grande fluxo de veículos que passam pela Avenida Afonso de Sampaio e Souza (incluindo ônibus municipais) e possuíam sua segurança comprometida em consequência das irregularidades.

O recapeamento foi realizado por duas etapas. Na primeira fase, as equipes responsáveis pelo trabalho trocaram guias e sarjetas. Já na segunda, foi executada a aplicação de massa asfáltica. O asfalto dura em média até oito anos: o dobro da durabilidade média do asfalto comum. O aumento na resistência do material é devido à eficácia do controle de qualidade, que atua por meio de visitas às usinas fornecedoras da matéria-prima, ensaios tecnológicos e laudos fornecidos pelas próprias empresas, garantindo assim, a qualidade da massa.

As obras na Avenida Caititu começaram no dia 4 de janeiro de 2018 e até o momento foram aplicadas aproximadamente 230 toneladas de massa asfáltica em 1.600 metros quadrados. Além disso, houveram trocas de guias e sarjetas em 1.200 metros de extensão da via. Já na Avenida Afonso de Sampaio e Souza, as obras que começaram em dezembro do ano passado, foram concluídas. 

Renovação da Avenida Afonso de Sampaio e Souza. (Foto: divulgação)

Avenida Caititu é recapeada. (Foto: divulgação)