Prefeitura lança consulta pública de projetos de segurança viária

População poderá conhecer e fazer sugestões sobre 22 ações previstas no plano Vida Segura, que visa à redução de mortes e acidentes no trânsito

 A Prefeitura de São Paulo abre nesta quarta-feira (17/06) a consulta pública a 22 projetos de segurança viária conduzidos pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). As ações fazem parte do plano Vida Segura, lançado nesta quarta-feira pela administração municipal com o objetivo de transformar o trânsito da capital paulista em um dos mais seguros do mundo.

Os projetos visam à redução das mortes e acidentes graves nas ruas da cidade. Eles foram definidos a partir de auditorias de segurança viária conduzidas pela CET e pelo minucioso estudo das ocorrências de trânsito de cada região. Entre as ações de engenharia previstas estão alargamentos de calçada, implantação de travessias elevadas e criação de novas travessias semaforizadas, entre outras medidas.

O Plano de Segurança Viária - Vida Segura é baseado nos conceitos de Visão Zero e Sistemas Seguros, que partem da premissa de que nenhuma morte no trânsito é aceitável e que todo mundo, inclusive o poder público, deve assumir sua responsabilidade para a redução dos acidentes. Criado na Suécia em 1997, o Visão Zero já é usado como referência em cidades como Nova York, Cidade do México e Bogotá. Em São Paulo, este projeto está contemplado no Plano de Metas da Prefeitura (2019-2020).

A consulta pública ficará disponível clicando aqui, até o dia 1º de julho.

Os munícipes poderão acessar textos explicativos sobre cada uma das intervenções, fazer download dos projetos e enviar suas contribuições e sugestões para o e-mail planodesegurancaviar@prefeitura.sp.gov.br.

Confira abaixo os 22 projetos em consulta pública, com as Subprefeituras onde serão implantados, e um resumo dos conceitos de cada tipo de intervenção:

Projeto / Subprefeitura

Área Calma São Miguel - São Miguel

Área Calma Santana - Santana

Área Calma Lapa de Cima - Lapa

Área Calma Lapa de Baixo - Lapa

Área Calma Centro - Sé

Via Segura Belmira Marin - Capela do Socorro e Parelheiros

Via Segura Estrada de Itapecerica - M'Boi Mirim e Campo Limpo

Via Segura Av. Raimundo Pereira de Magalhães - Pirituba

Via Segura Teotônio Vilela - Capela do Socorro e Parelheiros

Via Segura Marechal Tito - São Miguel e Itaim Paulista

Rota Escolar Segura Itaquera - Itaquera

Rota Escolar Segura Pari - Mooca

Rota Escolar Segura e Território Educador Parque São Rafael - São Mateus

Território Educador Brasilândia - Freguesia/Brasilândia

Território Educador Pedreira - Cidade Ademar

Território Educador Cidade Tiradentes - Cidade Tiradentes

Território Educador Capão Redondo - Capela do Socorro

Rota Escolar Segura e Território Educador Jardim Ângela - M' Boi Mirim

Território Educador Iguatemi - São Mateus

Território Educador Itaim Paulista - Itaim Paulista

Território Educador Grajaú - Capela do Socorro

Território Educador Lajeado - Guaianases

Áreas Calmas - têm a proposta de aumentar a segurança viária em regiões onde se concentram atividades comerciais e de serviços com fluxo intenso de veículos e movimentação de pedestres, com ações de acalmamento de tráfego e readequação dos limites de velocidade.

Via Segura - prevê iniciativas como soluções semafóricas, rearranjos na geometria de pontos das vias e revitalização semafórica, de acordo com o diagnóstico de problemas verificados em cada uma delas. As iniciativas de Via Segura foram adotadas pela Prefeitura na Estrada do M'Boi Mirim e nas avenidas Celso Garcia e Carlos Caldeira Filho.

Rota Escolar Segura - têm o objetivo de aprimorar a segurança viária nos caminhos mais usados por crianças e adolescentes entre seus lares e as unidades de ensino que frequentam. O Jardim Nakamura (zona sul) foi a primeira Rota Escolar Segura implementada na cidade, a partir de maio de 2019, após o lançamento do Vida Segura.

Territórios Educadores - projeto que cria travessias seguras e lúdicas no trajeto escola-casa. A ideia é que as crianças possam interagir e aprender brincando enquanto caminham pelas calçadas.