Triângulo SP reativa Centro Histórico da cidade

Iniciativa conta com melhoria dos serviços públicos ofertados na região, instalação de infraestrutura e estratégias de ocupação urbana, turística e cultural

 Seguindo o exemplo de grandes cidades turísticas ao redor do mundo, a Prefeitura de São Paulo conta com o projeto Triângulo SP, que tem como objetivo reativar o Centro Histórico de São Paulo. O projeto, que faz parte do Programa de Metas, contempla cerca de 60 ações diferenciadas para melhoria dos serviços públicos ofertados na região, instalação de infraestrutura e estratégias de ocupação urbana, turística e cultural.

As primeiras obras de infraestrutura, como o projeto piloto para a reforma dos calçadões e a remodelação da iluminação estão previstas para agosto, quando também começará a ser instalada a sinalização turística para orientar os frequentadores sobre as atrações da região. Uma amostra do novo modelo já pode ser vista na Rua Dr. Miguel Couto.

“A cidade nasceu neste espaço, que tem muita história para contar. Nós temos um centro tão lindo, e tudo isso precisa ser vivido pelas pessoas”, afirma o secretário municipal de Turismo, Orlando Faria.

O chamado triângulo histórico é formado pelas ruas Benjamin Constant, Boa Vista e Líbero Badaró. A iniciativa foi viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Turismo para qualificar o espaço, configurando-o como um produto turístico internacional, aumentando a circulação de pessoas e a demanda por comércio e serviços, principalmente à noite e durante os fins de semana, incrementando as rotas e atrativos turísticos, em um ambiente convidativo e seguro para a população.

“É uma ação muito importante, pois valorizar este espaço é preservar a nossa história”, disse o operador de telemarketing, Robson Soares.

Para isso, o projeto prevê a reforma de 68 mil m² de calçadas, melhoria da iluminação pública e a novos equipamentos de mobiliário urbano, como bancos, jardineiras e quiosques de flores, em todo o perímetro. A instalação de 140 câmeras de vigilância e de 50 novas lixeiras já começou a ser feita. Também está prevista a instalação de contêineres especiais para lixo comum e resíduos orgânicos.

“Vai ser legal sair do serviço na sexta-feira à noite sem ter medo e poder aproveitar, ficar um pouco a mais, interagir com os colegas antes de voltar para casa. Eu valorizo esta iniciativa”, disse a atendente de loja Suelen Pereira.

Por enquanto, a limpeza e conservação da região foram melhoradas, com a inclusão de ações de conscientização dos comerciantes para os horários de coleta. Também foi aumentada a quantidade de varrições manuais, diárias, em conjunto com a varrição mecânica no período noturno, com lavagem das vias e dos equipamentos públicos.

“Quando vejo mais pessoas nas ruas eu me sinto mais seguro. As vezes dá até vontade de ficar até mais tarde, aproveitar a cidade”, disse o assistente Rodrigo Gomes.

 

Eventos
Para promover a ocupação noturna da área, a Prefeitura de São Paulo apoia a realização de diferentes eventos culturais e gastronômicos. No ano passado, o Festival de Natal foi realizado nos largos São Bento, São Francisco e da Misericórdia, assim como no Coreto da Bolsa, Pátio do Colégio e na Praça do Patriarca.

Para este ano, estão previstos eventos que valorizam a importância histórica da região, além de atividades sazonais, como festa junina, festival de inverno e atividades nas férias escolares.

 

Abordagem socioassistencial
O programa pretende ampliar o atendimento às pessoas em situação de rua que ocupam a região. Para isso, foi feito um reforço nas equipes de orientadores, nos projetos socioeducacionais e houve uma extensão dos horários de atendimento dos Núcleos de Convivência, que passaram a receber pessoas até as 22h. As equipes também fazem encaminhamentos para o retorno familiar, emissão de documentos e direcionamento para oportunidades de trabalho.

Segurança
A atuação dos agentes de segurança na região também passa por reformulação. Estão sendo feitas rondas 24 horas por agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) pela região com viaturas e motos, além das bases comunitárias móveis na Praça da Sé, Pátio do Colégio e na Praça do Ouvidor. Quando concluída a instalação das câmeras, a região passará a ser monitorada pelo programa City Câmeras.

Agilidade
Para atrair mais investimentos, a Prefeitura de São Paulo vai agilizar processos que incentivem a melhoria do Centro Histórico. Em março, por meio do Decreto número 58.668, foi criado o Regime Especial de Atendimento Prioritário (REAP) para processos administrativos relativos a projetos, ações e iniciativas públicas que adicionem valor ao centro da cidade. O objetivo é dar prioridade à tramitação dos processos relativos aos aspectos urbanísticos, econômicos e culturais relacionados ao Centro.