Subprefeitura Itaquera recebe Mutirão nos Bairros

Ações integradas de zeladoria, trabalho, saúde e cultura serão realizadas na região da Zona Leste

Da Secretaria Especial de Comunicação:

O Mutirão nos Bairros deste sábado (11) será realizado na Subprefeitura de Itaquera, na Zona Leste da capital. O objetivo do projeto, que é coordenado pela secretária Fátima Marques, da Secretaria Municipal das Relações Sociais, é levar os serviços ofertados nos equipamentos administrados pela Prefeitura, assim como promover ações de zeladoria. As atividades em Itaquera serão realizadas na região central, na Praça da Estação, s/º, das 9h às 15h.

No local serão executadas benfeitorias como capinação de mato, limpeza de galerias, operação tapa-buraco, pintura de guias e grades, assim como varrição. Também fazem parte do cronograma poda de árvores e plantio de mudas.

Durante a sexta edição do Mutirão nos Bairros, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará oito tendas, onde serão realizadas vacinação contra febre amarela e influenza, aferição de pressão e testes de glicemia. A população ainda receberá orientações sobre atividade física e alimentação saudável e combate às arboviroses (dengue, Zika vírus, chikungunya e febre amarela)

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participará por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, que estará no local fazendo o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social no CadÚnico.

Pessoa com Deficiência

Ações para pessoas com deficiência como Programa Cultura Inclusiva (programações culturais e acessíveis), Selos de Acessibilidade Digital e Arquitetônica, Central de Intermediação de Libras (CIL), assim como Programas de Estágio para Estudantes com Deficiência serão realizadas pelos representantes da , Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Além disso, os profissionais darão orientações sobre Bilhete Único Especial e outras demandas.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania fará atendimento por meio da equipe da Coordenação de Políticas para Mulheres. Serão divulgados trabalhos e oficinas nos Centros de Cidadania da Mulher e de Referência da Mulher.

Haverá, ainda, atendimento realizado pelas equipes da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, orientando sobre casos de discriminação, preconceito e racismo, e da Coordenação de Políticas sobre Drogas e Álcool . Os professionais informarão sobre os serviços oferecidos pela rede para aqueles que enfrentam a dependência química em suas casas, bem como sobre os problemas causados pelo uso e abuso de álcool e outras drogas.

Também será exibido um curta-metragem sobre Direitos Humanos, seguido de conversas com o público. Os integrantes da Ouvidoria estarão à disposição do público. Uma Unidade Móvel LGBTI oferecerá informações sobre os serviços e programas destinados ao seu público e dará orientações sobre como agir em caso de recebimento de denúncias de violência e discriminação.

Trabalho e empreendedorismo

Os cidadãos que estiverem em busca de um emprego terão a oportunidade de se candidatar às vagas disponíveis em empresas privadas na tenda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) também oferecerá no local a emissão de primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho. Para a primeira via é necessário apresentar RG, CPF e uma foto 3x4. Para a segunda via do documento, o cidadão deverá apresentar boletim de ocorrência ou declaração de próprio punho.

Quem já tem uma empresa ou quer abrir o seu negócio, a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) disponibilizará informações sobre como se formalizar e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

No Mutirão de Itaquera, a Secretaria Municipal de Cultura irá disponibilizar uma tenda para troca de livros. As crianças poderão se divertir na cama elástica e fazer pintura de rosto. Durante a ação haverá distribuição de pipoca e algodão doce para os pequenos.

O evento contará com uma agência móvel da Sabesp, para atender a população. Nela as pessoas poderão retirar segunda via da conta de água e solicitar parcelamento de dívidas.

A companhia também disponibilizará bebedouros para hidratação dos moradores . Haverá distribuição de folhetos com informações sobre uso consciente da água , limpeza da caixa-d'água, e divulgação do app Sabesp.

Moradia

Por meio da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP), a Prefeitura entregará 700 termos de quitação para famílias dos conjuntos habitacionais Itaquera, José Bonifácio e Padre Manoel de Paiva.

A van Cohab na Área fará atendimentos e prestará serviços como agendamentos na central da habitação e apresentação das novas ações de conscientização da Companhia: “Não seja enganado”, “Desplugando” e “Conviva Bem”.