Espaço Renda+ é inaugurado em Itaquera

O espaço oferece suporte ao microempreendedor e oficinas diversas

O prefeito Bruno Covas participou nesta quinta-feira, 4 de outubro, da implantação do Espaço Renda+ de Itaquera, que conta com cursos, oficinas e ações de apoio ao cidadão que quer se qualificar, aprender uma nova profissão ou abrir sua própria empresa.

O Espaço Renda+ é resultado de um termo de cooperação assinado entre a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, e o presidente da Amlurb - Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, Edson Tomaz de Lima Filho. A Amlurb é vinculada à Secretaria das Subprefeituras.

“Com essa união de esforços da Prefeitura de São Paulo vamos levar qualificação profissional a essa região da zona leste que tem uma demanda elevada por esse tipo de atividade. Além disso, teremos ações conjuntas com a Amlurb em cooperativismo, no combate ao desperdício de alimentos e compostagem para hortas. Queremos também levar uma escola estufa para o local, que será mais um atrativo desse espaço”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

O prefeito Bruno Covas acompanhou duas oficinas que integram o calendário de atividades do Renda+, localizado na Zona Leste da capital, no distrito José Bonifácio, área com população estimada de 500 mil pessoas, na região de Itaquera.

O galpão do Espaço Renda+ conta com salas para a realização de oficinas e palestra, além de bancadas que serão utilizadas para o curso de Princípios Básicos de Marcenaria visando ao reaproveitamento de móveis dispensados nos Ecopontos.

“Estamos cada vez mais desenvolvendo ações que integram educação ambiental nos diversos âmbitos sociais, seja na capacitação dos catadores ou em ações que possam reaproveitar os resíduos. A parceria entre Amlurb e a secretaria fortalece essa conduta”, destaca o presidente da Amlurb, Edson Tomaz de Lima Filho.

Oficinas

O primeiro dia de atividades do Espaço Renda+ contou com uma oficina para criação de enfeites de natal com foco em guirlandas para pendurar nas portas, utilizando garrafas pets. Os participantes aprenderam técnicas para a produção desses materiais que poderão se tornar uma fonte de renda no final do ano.

Outra oficina foi destinada a pessoas que querem formalizar seu negócio. Técnicos da Adesampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apresentaram aos empreendedores locais as atividades permitidas para se tornar um MEI – Microempreendedor Individual. Também foram abordadas as vantagens e obrigações em ser MEI, assim como os valores e benefícios de se formalizar.

Visite o Espaço Renda+ Itaquera
Rua Major Vitorino de Souza Rocha, em frente ao nº 137 (ao lado da CEI Vila Santa Terezinha) - José Bonifácio

Foto: Heloisa Ballarini (SECOM)

#PraCegoVer: fotografia, luz de dia nublado. A foto mostra um grande galpão branco com as portas abertas e algumas pessoas circulando na entrada.

 Foto: Heloisa Ballarini (SECOM)

#PraCegoVer: Fotografia, luz branca de ambiente interno. Dentro do galpão, quatro pessoas (uma em pé e as outras, sentadas) estão fazendo atividades manuais, montando uma guirlanda de natal a partir de garrafas pets (reciclando).

Foto: Heloisa Ballarini (SECOM)

#PraCegoVer: fotografia, luz branca de ambiente interno. Foto interna do galpão, mostrando as mesas de madeira vazias. O ambiente está limpo e conservado, está novo!

Foto: Heloisa Ballarini (SECOM)

#PraCegoVer: fotografia, luz branca de ambiente interno. Foto da entrada do galpão. No centro, duas mulheres estão preenchendo fichas para formalizar seus trabalhos como microempreendedoras!

Fonte: Prefeitura de São Paulo