PREFEITURA DE SÃO PAULO

Reinauguração Planetário do Carmo

Prefeitura reabre Planetário Parque do Carmo. Equipamento, fechado desde 2007 para obras, foi reformado para se transformar em um dos mais modernos espaços dedicados à astronomia no mundo.

09/05/2016 14h38

Domingo (09) a Subprefeitura de Itaquera esteve presente para a reinauguração, o Subprefeito e a Chefe de Gabinete e funcionários acompanharam, junto com o Prefeito de São Paulo, a sua esposa coordenadora da São Paulo Carinhosa e a vice prefeita.

“Foram feitos todos os reparos, com a melhor tecnologia. Nós estamos seguros de que estamos devolvendo o planetário para a cidade em condições de funcionar por muitos anos, sem interrupções. É um movimento de modernização dos equipamentos da cidade, para que a população possa usufruir e se apropriar do que é dela”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, que assistiu nesta manhã à sessão inaugural do planetário, acompanhado de Ana Estela Haddad, primeira-dama e coordenadora da São Paulo Carinhosa.

Com uma área de 1.750 metros quadrados, o prédio possui uma cúpula de 20 metros de diâmetro e sala de projeção com capacidade para 230 lugares. As poltronas em posição unidirecional permitem que os usuários visualizem a representação do céu visto da Terra em qualquer época e latitude do nosso planeta.

A sessão de inauguração foi especialmente dedicada ao público infantil, com a projeção de “O Aniversário de Pingo”, que conta a história de um menino de 10 anos que ganha um presente de aniversário especial do avô astrônomo. Na atividade, as crianças realizam uma viagem pelas estrelas, planetas e constelações, com explicações científicas em linguagem simples e divertida.

“Eu moro aqui pertinho, do outro lado da rua, e nunca vim ao planetário. Hoje nós vamos conhecer. É muito bom ter uma atividade como esta aqui na comunidade, porque incentiva a curiosidade das crianças para as ciências”, avalia Clara Apolinário, 30 anos, que assistiu à projeção com seu filho Rafael, 8 anos. O passeio no planetário era o começo da programação da dupla para o Dia das Mães, comemorado neste domingo.

Estrutura
Além do cuidado minucioso com a reforma, o espaço ganhou recursos modernos e equipamentos importados para oferecer aos visitantes projeções que permitam uma visão nítida. As imagens das constelações, dos astros e seus movimentos são projetadas por equipamento de última geração, localizado no centro da sala.
Na cúpula, as estrelas são representadas por meio de 9.000 pontos de fibra ótica. Além disso a precisão de detalhes da projeção é garantida por 109 lentes. “As estrelas têm uma cintilância diferente, por termos um equipamento muito avançado. Além do projetor no meio, temos projetores nas laterais e animações”, explica Mônica Borba, diretora da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura da Paz (Umapaz), responsável pelo espaço.

O planetário tem ainda um celóstato para observação do Sol, sala de aula e espaço para exposições. Uma esplanada cósmica, estrategicamente posicionada atrás do prédio, disponibiliza dois telescópios e contará com atividades monitoradas.

Para auxiliar a população, o planetário conta com uma equipe de profissionais com experiência de trabalho no Planetário do Ibirapuera, reaberto em janeiro deste ano, com novos professores e programadores. Esses técnicos são responsáveis por atividades como cursos, palestras e observações. A programação é gratuita e aberta ao público, principalmente para escolas.

Planetários
Com o objetivo de tornar o conhecimento científico cada vez mais acessível ao público geral e escolar, os planetários são espaços para o ensino não formal de Astronomia e ciências relacionadas.

Os equipamentos têm como característica salas de projeção com cúpula e cadeiras com disposição circular, possibilitando a representação de fenômenos astronômicos como eclipses, chuva de meteoros e os movimentos da Terra.

Com a reabertura dos planetários no Parque do Carmo e no Ibirapuera, a cidade passa a contar com dois espaços que, além de opção de lazer para os paulistanos, são indispensáveis para o ensino de Astronomia básica.

Atendimento ao público
O planetário atenderá o público em geral aos sábados e domingos, às 10h, 12h, 15h e 17h. As senhas para assistir às sessões serão distribuídas com uma hora de antecedência. A faixa etária para entrada é a partir dos 5 anos de idade.

Nos meses letivos de março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro, as sessões para escolas acontecerão de quarta a sexta-feira, às 9h, 10h30, 14h e 15h30. Para agendar, é necessário entrar em contato pelo e-mail: agendamentoescolarplanetariocarmo@prefeitura.sp.gov.br

Planetário do Carmo
Parque do Carmo Olavo Egydio Setúbal - Rua John Speers, nº 137

Informações adicionais:
Atividade gratuita
Faixa etária: a partir dos 5 anos (mediante apresentação de documento de identidade)
Duração de cada sessão: 30 minutos.
Lotação máxima: 230 pessoas.
Local com ar condicionado, sem guarda-volumes.

Atendimento preferencial:
11 senhas para pessoas com deficiência + 11 para acompanhantes, 4 locais para cadeirantes.
11 senhas para gestantes, obesos e idosos (mediante apresentação de documento de identidade) + 11 para acompanhantes.
Todos os atendimentos prioritários têm direito a um acompanhante. Caso as vagas preferenciais não sejam preenchidas, as senhas serão distribuídas ao público 5 minutos antes da sessão.

Como chegar:
Quatro linhas de ônibus passam pelo local:
N438-11 Metrô Itaquera – Hospital Sta. Marcelina
3796-10 Gleba do Pêssego – Metro Itaquera
253F-10 Terminal A.E. Carvalho - Terminal São Mateus
4008-10 Jardim Cibele - Terminal Vila Carrão

Fonte - SECOM