PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeito anuncia início das obras do CEU Parque do Carmo

Este novo CEU será o oitavo equipamento entregue na zona leste da cidade

22/01/2016 17h36

Na tarde desta sexta-feira (22), o prefeito de São Paulo Fernando Haddad, veio à Itaquera comunicar a construção do novo Centro Educacional Unificado, pelo programa Território CEU.

Parque do Carmo será o nome do novo polo educacional, por conta do parque municipal de mesmo nome que, se encontra na mesma avenida da nova construção.

O espaço de 15.968 m² abrigava o centro esportivo Rumir Ranier, pertencente à Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, mas depois de uma parceria entre a Prefeitura o responsável pelo espaço, foi firmado um convênio para que houvesse um novo centro que desse conta de outras necessidades dos munícipes em lugar de fácil acesso.

A construção deste espaço para os munícipes era uma das centenas de demandas presentes no Plano de Metas da Prefeitura de SP, a plataforma online que reúne indicadores georreferenciados, capazes de mensurar a qualidade de vida dos paulistanos e obras em andamento na cidade.

Depois de passar pelas fases de definição de terreno, projeto básico, garantia da fonte de financiamento, licenciamento, além da licitação, o novo CEU segue para a fase primeira com a construção de todos os equipamentos.

Na ocasião do anúncio, o prefeito ouviu e respondeu outras demandas das pessoas, como melhoria nas UBS, construção de casas e até a construção de novas escolas.

Entre os presentes, estavam os ministros da cultura, dos esportes, da educação e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Outras obras em Itaquera

Na área de Educação a SIURB tem 03 creches em construção (Jacinto Ferreira, Tamoio e Jardel Filho) e 01 EMEI – Escola Municipal de Educação Infantil Jacinto Ferreira. Além do CEU Parque do Carmo também está em construção o CEU José Bonifácio / São Pedro. Foi concluída a CEI Jardim Ipanema (2013) e a EMEI Guaianases no valor de R$ 103,57 milhões.

Na área da Saúde está em andamento à construção da UPA Itaquera, localizada na Rua Luiz Aires com a Rua Miguel Inácio Cury. As obras estão com 35% do total concluídas e a previsão é entregar a nova unidade em agosto deste ano.

De 2013 a 2015 foram realizadas 28 serviços de manutenção em próprios municipais em Itaquera que somam um investimento de R$ 9,150 milhões.

A previsão é de que as obras do CEU possam ter fim em meados do mês de dezembro deste ano, de acordo com a data contratual. O mapa com a localização de todos os novos CEUs pode ser consultada pelo site da Gestão Urbana.