PREFEITURA DE SÃO PAULO

Torcidas animadas e jogos disputados marcam as oitavas de final da Copa SP14

O jogo entre Equador/ Itaquera e Nigéria/Itaim Paulista terminou empatado em 1 a 1. Nos pênaltis, os nigerianos levaram a melhor: 3 a 2 para o Itaim Paulista

10/04/2014 09h49

 “Você está muito lento! ‘Bora’, moleque, aquece!”. “Não tenha medo de jogar, pode ir!”. “Aperta que ele confessa.”. “Tira a mão da cintura e presta atenção no jogo!”. Foi assim que o técnico Dirceu Bento orientou a vitória dos australianos da Vila Maria e da Vila Guilherme, em partida das oitavas de final da Copa SP14 no Estádio Municipal Jack Marin, na Aclimação.

No tempo normal, a partida entre Austrália e Costa Rica/Aricanduva terminou empatada em 0 a 0. Nos pênaltis, os garotos de Aricanduva só conseguiram acertar uma cobrança. Depois da terceira cobrança da Austrália, os garotos comemoram muito. Apesar de ter falado alto durante os 50 minutos de jogo, Bento não ficou sem voz no final. Ele ainda teve tempo de comentar seu estilo dentro de campo: “Isso acontece por causa da idade deles. Se você não ficar dando choquinho, eles param”, declara calmamente. Dirceu está no comando do time há quatro anos. Os meninos selecionados para participar da Copa SP14 fazem parte de um projeto social desenvolvido na região.

No mesmo sábado, logo cedo, torcedores e equipe técnica da Holanda/Ermelino Matarazzo começaram a tomar conta das arquibancadas do Jack Marin. Eles observaram os possíveis adversários nas próximas fases da competição, mas dirigiram-se ao vestiário pouco depois. Enquanto isso, Costa do Marfim/Cidade Ademar e Argélia/Jabaquara entravam em campo. Os marfinenses marcaram logo no início da partida. Na arquibancada, Enedir Martinusse torcia e sofria pelo placar desfavorável para os argelinos. “É uma iniciativa muito boa. Está bonitinho, estão fazendo tudo direitinho. Acho isso importante para o incentivo das crianças, estamos adorando”, afirma a mãe do goleiro Fábio Martinusse, de 13 anos. Apesar da torcida e de um pênalti perdido pelo Jabaquara nos últimos instantes, os garotos de Cidade Ademar eliminaram os adversários por 2 a 1.

A partida entre as equipes africanas da zona sul de São Paulo ainda não tinha terminado, mas os torcedores da Holanda começaram a se manifestar. Já era possível ouvir sons de cornetas e apitos na arquibancada e nos arredores do campo. O comerciante Reinaldo Melo contou que seu instrumento de torcida foi adquirido em 2012. A superstição da pedagoga Cláudia de Paula confirmou o clima de Copa do Mundo no estádio: em todos os jogos da Holanda, ela utiliza a mesma camiseta, confeccionada por ela mesma. O costume tem dado resultado: os jogadores de Ermelino ganharam da Colômbia/ Guaianases por 1 a 0.
A Copa SP14 tem atraído a atenção de quem passeia pelo Parque da Aclimação. É o caso da professora Edna Menezes. Ela ainda não escolheu nenhuma seleção para torcer, mas gostou das partidas que acompanhou: “É uma forma de incentivar a garotada, pois através da competição, eles aprendem o que é ganhar e o que é perder. Isso é muito importante, principalmente nessa fase”, enfatiza Edna.

O último jogo no Estádio Jack Marin começou disputado. Equador/ Itaquera e Nigéria/Itaim Paulista equilibravam as jogadas. Márcio Issa, diretor do Centro Esportivo José Bonifácio, time que representa Itaquera na Copa do Mundo das Subprefeituras, não acreditava que a partida seria decidida nos pênaltis. A aposta estava errada. O jogo terminou empatado em 1 a 1. Nos pênaltis, os nigerianos levaram a melhor: 3 a 2 para o Itaim Paulista.

Clássicos europeus – Em outro ponto da cidade, no Centro Esportivo Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelezão, na Lapa, mais oito equipes entraram em campo. Na primeira partida, entre Perus/Argentina e Grécia/Lapa, os gregos, mesmo saindo atrás no placar, conseguiram virar e golearam por 6 a 1. Na partida seguinte, o primeiro clássico europeu da manhã: a Bélgica/Santana-Tucuruvi, vindo de três vitórias na primeira fase, encarou a Itália/Mooca. Jogo bastante disputado, os belgas conseguiram encaixar o jogo no segundo tempo, vencendo por 4 a 2.

Na única decisão em pênaltis no Pelezão, os mexicanos de Pirituba não conseguiram furar o forte esquema defensivo dos hondurenhos de Pinheiros e o jogo terminou sem abertura de placar. Nas cobranças livres, no entanto o México marcou quatro vezes, contra apenas um gol de Honduras. Um dos jogos mais esperados, um outro clássico europeu desta vez com duas equipes da zona sul de São Paulo: Alemanha/Santo Amaro e França/Capela do Socorro. Jogo bastante disputado, com vitória dos franceses por 2 a 1. Do lado de fora, cena comum na Copa SP14, muitas mães incentivando os garotos.

A Copa SP14 é um campeonato, nos moldes da Copa do Mundo da Fifa, no qual cada uma das 32 subprefeituras representa um dos 32 países que virão para o mundial em julho. No total, são 680 jogadores de 13 e 14 anos de toda a cidade. No próximo sábado acontecem as quartas de final e, em 3 de maio, a final e a disputa de terceiro lugar, no Estádio do Pacaembu.

Fonte: Assessoria de Imprensa da SEME