PREFEITURA DE SÃO PAULO

Obras da Copa em São Paulo entram na reta final

Vice-prefeita vistoria Arena Corinthians, Complexo Viário e espaços públicos de Itaquera

26/03/2014 09h41

A vice-prefeita de São Paulo e coordenadora da SPCOPA (Comitê Especial para a Copa do Mundo) inspecionou no dia 18 de março as obras na Arena Corinthians, em Itaquera. Além do estádio – que será o palco da abertura do Mundial-2014 –, vistoriou o Complexo Viário de Itaquera e os espaços públicos em reforma na região.

Segundo a vice-prefeita, todos os empreendimentos são fundamentais para a realização da Copa do Mundo – em especial da cerimônia e do jogo de abertura. Ela diz estar confiante e satisfeita com a execução dos trabalhos. Em abril, com a conclusão do estádio, do Complexo Viário e dos espaços públicos, serão iniciados os testes operacionais.

A vice-prefeita também aproveitou a visita em Itaquera para conhecer as dependências da Fatec e da Etec, que serão utilizadas como estruturas complementares para a Copa do Mundo. As duas unidades, localizadas no Polo Institucional de Itaquera, cederão salas para ações de comando e controle, voluntariado, base para a cerimônia de abertura, entre outros pontos.

Avanço das obras

As obras na Arena Corinthians registram 98,82% de avanço físico, de acordo com a Odebrecht Infraestrutura, responsável pela construção. Cerca de 1.500 operários trabalham hoje no canteiro. O estádio – que será concluído em 15 de abril – já é usado pelo Corinthians para treinos e terá um evento comemorativo no próximo dia 5. A instalação dos mais de 20 mil assentos removíveis segue igualmente em ritmo acelerado.

Já o Complexo Viário de Itaquera está 89% concluído. Fruto de um convênio entre a Prefeitura de São Paulo e o governo estadual – que investem R$ 548,5 milhões no projeto – as obras são executadas pela Dersa S/A e devem ser concluídas em abril. Entre as intervenções previstas, destacam-se as duas alças de acesso entre a Avenida Jacu-Pêssego e a Nova Radial, além de uma nova avenida de ligação Norte–Sul sobre as linhas do Metrô e da CPTM.

Os espaços públicos estão em fase de finalização, num terreno de 26 mil metros quadrados, de propriedade municipal, no entorno da Arena Corinthians e do Polo Institucional de Itaquera. A maior parte da área (16,5 mil metros quadrados) será transformada numa grande praça. O projeto paisagístico terá 334 árvores. Cerca de 90% das obras foram realizadas, e a primeira parte do empreendimento será entregue em 23 de março.

Assessoria de Comunicação da SPCOPA