PREFEITURA DE SÃO PAULO

Subprefeitura Itaquera revitaliza 13 praças da região

Os locais ganharam calçadas novas, iluminação, grama, playground e muito mais

16/04/2014 09h33

A Subprefeitura Itaquera vem trabalhando constantemente pela revitalização completa de 13 praças da região. Entre elas estão: a Augusto Domingues Alves Maia, Jandaíra, Shinzaburo Mizutani, Vila Bandeirantes, Frei Julião Romero, Musgo de Flor e Vila Santana. Em geral, as praças receberam obras de revitalização, como: a reforma e adequação de passeios com acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, iluminação, plantio de grama, instalação de conjuntos de mesas e bancos e de playgrounds para as crianças.

Por exemplo,a área que atualmente abriga a Praça Vila Santana era anteriormente um terreno cheio de mato e lixo. Hoje, assim como as demais áreas verdes revitalizadas, representa uma nova opção de lazer aos moradores da região, contribuindo assim para a melhoria na qualidade de vida e ao incentivo à prática de exercícios físicos.

Já a Praça do Coreto, localizada na rua Guaratimbó, apesar do nome, não possuía coreto. Lá, além da reforma da quadra, o alambrado foi reparado e recebeu pintura. A nova praça ganhou ainda: iluminação, reforma e adequação da calçada, plantio de grama, instalação de mesas, bancos de concreto, além de receber novos equipamentos para a terceira idade e totem de orientação.

E mais, antes da reforma, a atual Praça Shinzaburo Mizatuni, era um campo de grama sintética velha. Depois das obras de reforma e adequação a situação mudou. Lá a revitalização previu a construção de uma arquibancada, instalação de alambrado, pintura, trave e portão para futebol de salão, tela de nylon e instalação de nova grama sintética. Além disso, foi criada uma área de convivência, que contempla conjunto de mesas e bancos de concreto e iluminação. A Subprefeitura reformou e adequou o passeio do local, incluindo pintura em LÁTEX. Houve também a troca parcial de guias e sarjetas de concreto, bem como a instalação de equipamentos para a terceira idade e totem de orientação.

Outras dez praças foram totalmente reformadas. Confira a seguir o que cada uma recebeu:

Praça Augusto Domingues Alves Maia: Reforma e adequação da quadra, instalação de alambrado, pintura e demarcação da quadra, tabela para basquete, tela de nylon e trave para futebol de salão; troca de guias e sarjetas de concreto; instalação de conjuntos de mesas e bancos e bancos em concreto aparente; instalação de playground; instalação de equipamentos de terceira idade e totem de orientação, incluindo ainda a pintura do piso; plantio de grama; criação de rampas para acessibilidade; e reforma e adequação de passeio.

Praça Jandaíra: Reforma e adequação de passeio, incluindo pintura; troca de guias e sarjetas de concreto; plantio de grama; instalação de conjuntos de mesas e bancos e bancos em concreto aparente; manutenção da iluminação existente; reforma e adequação da quadra, troca parcial do alambrado com pintura de esmalte sintético, pintura da arquibancada, pintura e demarcação da quadra e trave para futebol de salão; e instalação de equipamentos de terceira idade e totem de orientação.

Praça Vila Bandeirantes: Reforma e adequação de passeio; plantio de grama e paisagismo; e instalação de bancos em concreto aparente.

Praça Frei Julião Romero: Reforma e adequação de passeios; instalação de playground; instalação de equipamentos de terceira idade e totem de orientação; instalação de conjuntos de mesas e bancos e bancos em concreto aparente; reforma de mureta existente; e plantio de grama.

Praça Musgo de Flor: Reforma e adequação de passeios; instalação de conjunto de mesas e bancos e bancos de concreto; instalação de equipamentos para a terceira idade e totem de orientação; reforma e adequação da quadra de areia, com fornecimento e aplicação da mesma; substituição parcial de alambrado, com instalação de portão.

Praça Luís Francisco Morgado: Substituição parcial de guias e sarjetas; plantio de grama; instalação de equipamentos para a terceira idade e totem de orientação; instalação de playground; reforma e adequação de passeio, incluindo pintura do mesmo; e instalação de alambrado na área da horta.

Praça Barra do Figueiredo: Plantio de grama; troca parcial de guias e sarjetas de concreto; instalação de conjunto de mesas e bancos e bancos de concreto; criação de rampas para acessibilidade; instalação de iluminação; reforma e adequação da quadra contemplando pintura e demarcação da mesma, tabela para basquete com cesta de nylon, trave para futebol de salão, reparo e substituição parcial do alambrado com pintura; instalação de equipamentos para a terceira idade e totem de orientação; instalação de playground.

Praça Carlos Machado: Reforma e adequação de passeio; troca parcial de guias e sarjetas de concreto; plantio de grama; criação de rampas para acessibilidade; instalação de playground; instalação de equipamentos para a terceira idade e totem de orientação.

Praça Alfredo Brenner: Reforma e adequação da quadra contemplando pintura e demarcação da mesma, construção de um portão para a quadra, trave para futebol de salão, tela de nylon, reparo e substituição parcial do alambrado com pintura; reforma e adequação de passeio, incluindo pintura; troca parcial de guias e sarjetas de concreto; instalação de conjunto de mesas e bancos e bancos de concreto; instalação de equipamentos para a terceira idade e totem de orientação.

Praça das Professoras: Reforma e adequação de passeio, incluindo pintura; reforma de muretas, incluindo pintura; instalação de conjunto de mesas e bancos e bancos de concreto; instalação de iluminação; além de plantio de grama e paisagismo.