Subprefeitura Itaquera se prepara ininterruptamente para o período de chuvas

Os serviços de zeladoria são realizados diariamente no período de estiagem

 Usando a tecnologia a favor da população, a Subprefeitura Itaquera mantém grupos eletrônicos, formados por profissionais da Defesa Civil, Coordenadorias de Áreas Verdes, Obras, Gabinete, e Comunicação da Subprefeitura, para agir de forma rápida sempre que há alguma ocorrência de ponto de alagamento registrada na região.

Nos dias de chuvas mais intensas, a equipe de limpeza e hidrojato são enviadas aos pontos mais críticos para limpar ruas e desobstruir as bocas de lobo. No dia-a-dia, a prevenção de enchentes e alagamentos é realizada com a manutenção da limpeza dos córregos que cruzam as regiões administrativas da Subprefeitura Itaquera, passando sempre por ações contínuas de limpeza e combate ao descarte irregular.

Rua Venâncio Lisboa - Limpeza mecanizada de boca de lobo


A instalação de estruturas de Ecoponto Móvel nas áreas mais vulneráveis também é priorizada. Dias antes das estruturas serem instaladas, o orientador ambiental visita as ruas do entorno para informar a comunidade sobre a instalação da estrutura e orientar sobre os danos e os riscos do descarte irregular.

 

Rua Monte Horebe  - Projeto Ecoponto Móvel 


De janeiro a setembro de 2022, a Subprefeitura Itaquera realizou mais de 3,3 milhões de m2 de corte de mato e grama. Foram 425 bocas de lobo, grelhas e poços de visita reformados, inclusive com troca de tampas. Das galerias e ramais foram limpos quase 40 mil metros de extensão. Também foram podadas 2.797 árvores e mais de 2,5 mil metros de guias, sarjeta e sarjetão foram reformados. Os córregos da região passaram por limpeza em 119.169 m2 de extensão, com retirada de mais de 6 mil toneladas de detritos. Além disso, mais de 7 mil toneladas de detritos foram retiradas do Piscinão Aricanduva V. Os serviços são realizados ininterruptamente em toda a região administrativa da subprefeitura.