Subprefeitura Itaim Paulista realiza campanha em combate ao mosquito Aedes Aegypti

A ação “Dia D” estimula vacinação contra Febre Amarela e serviços de zeladoria urbana

               

 

Em pareceria com a Supervisão Regional de Saúde, a Subprefeitura Itaim Paulista promove no dia 24/11, das 8h às 17h, o Dia D na região da Vila Itaim e Conjunto Texima. A ação é voltada para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, que é portador dos vírus Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, que foi criado pela Prefeitura de São Paulo.


Um dos objetivos da campanha é ofertar vacinação contra Febre Amarela em todas as UBSs da região. Em casos específicos, os agentes comunitários visitarão a casa de alguns pacientes para a aplicação da vacina.


Para reforçar a ação, serão realizados serviços de zeladoria na região da Vila Itaim e Conjunto Texima, como higienização de bueiros, limpeza do Córrego Tijuco Preto, pinturas de guias e operação Cata-Bagulho.Também haverá fiscalização de focos do mosquito em algumas residências, através do programa Casa à Casa, realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses.


Sobre o Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses


Implantado em novembro deste ano, o plano foi desenvolvido com objetivo de interceder com providências técnicas e práticas para a prevenção e combate de arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela).


Para o prefeito Bruno Covas, a batalha contra as arboviroses não é apenas responsabilidade da Secretaria de Saúde, é também dever da Prefeitura. “Todos os secretários têm a sua parcela de metas a serem atingidas, para que possamos evitar a tendência de crescimento de casos em 2019 em relação ao que tivemos em 2018”, afirma o prefeito.


Para isso, a capital conta com mais de 11 mil agentes nas ruas. Segundo a Secretaria Especial de Comunicação, desde 29 de outubro a capacitação de 8,5 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 240 Agentes de Proteção Ambiental (APAs) está em andamento.


Vale ressaltar que o Dia D faz parte deste plano e todas as 32 subprefeituras realizarão atividades nas UBSs de suas regiões.

Saiba mais sobre o projeto.