Programa Doutor Saúde chega na Regional Itaim Paulista

O atendimento ocorrerá no estacionamento a partir do dia 11 de setembro

Carreta adaptada para consultas e exames Gastrointestinais atende os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no terreno da Prefeitura Regional Itaim Paulista, a partir do dia 11 de setembro. A unidade móvel faz parte do programa Doutor Saúde, uma parceria entre a prefeitura de São Paulo e o CIES Global (organização sem fins lucrativos criada para auxiliar o SUS). O objetivo é atender os pacientes das UBSs que já tiveram avaliação médica e estavam aguardando atendimento por essa especialidade. Além disso, é importante lembrar que, para obter o serviço do Dr. Saúde, é necessário passar antes por consulta médica em uma UBS da região, seguido de encaminhamento.


Está prevista uma oferta de 40 endoscopias e 20 consultas por dia de atendimento na Carreta, no primeiro mês. Após esse período, poderão ser agendados até 70 pacientes para o exame diariamente mais os retornos das consultas realizadas. O objetivo é atender a demanda da região para esses procedimentos.


Pelo convênio, o Poder Público reembolsa somente os procedimentos realizados com valores referenciados na Tabela SUS. As estruturas móveis e modulares e a manutenção delas são de responsabilidade da organização, que desenvolveu modelo de negócio social eficiente, graças à sua característica sem fins lucrativos.

 

Saiba mais sobre o Doutor Saúde


O Doutor Saúde é um programa de atendimento médico especializado com o objetivo de promover a prevenção, por meio de acompanhamento/monitoramento para diagnóstico precoce, incluindo a realização de cirurgias de baixa e média complexidades. Além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, também deverá contribuir para a diminuição dos gastos públicos, já que a Prefeitura não terá gastos com as unidades e o valor desembolsado por procedimento é referenciado na tabela SUS.


No programa, cada unidade fica de dois a três meses no local de atendimento, distribuídos nas regiões do nosso município. As carretas atuam em forma de rodízio para oferecer atendimentos nas diversas especialidades de forma contínua aos pacientes do SUS.