PREFEITURA DE SÃO PAULO

Programa Portas Abertas oferece curso de português para estrangeiros

O objetivo do programa é, usar uma metodologia pioneira de ensino da língua portuguesa como ferramenta de acolhimento e garantia de direitos para a população imigrante

14/03/2018 13h34

Com objetivo de promover melhor inclusão de imigrantes em nossa sociedade, a partir da próxima terça-feira (20), a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria de Direitos Humanos, através do Programa Portas Abertas, darão início a aulas de português para estrangeiros que vieram tentar a chance no Brasil.

Os alunos que desejarem realizar o curso devem fazer as inscrições diretamente nas unidades de ensino em que pretendem assistir as aulas, para isso, basta levar qualquer documento de identificação com foto (serão aceitos aqueles emitidos no Brasil ou mesmo no país de origem) até a escola escolhida.

Além da inscrição, também será necessário apresentar, na secretaria da escola onde o aluno pretende frequentar as aulas, a ficha de inscrição preenchida (download aqui) e um comprovante de residência, mas, caso não possua o comprovante, a declaração de residência (download aqui) poderá ser apresentada.

As inscrições podem ser feitas em qualquer momento até o final do semestre letivo, diretamente nas unidades escolares. Para obter o certificado de cada módulo, porém, é necessário que os alunos tenham comparecido a pelo menos 75% das aulas durante o semestre.

Vale lembrar que somente professores efetivos da Rede Municipal de Ensino podem dar aulas no curso - para tanto, é necessário participar de uma formação específica, oferecida conjuntamente entre a SME, SMDHC e o Centro de Línguas da Universidade de São Paulo.

Acesse aqui e confira a lista de perguntas e respostas mais comuns a respeito do Portas Abertas.