Conseg Itaim Paulista realiza cerimônia de posse da nova presidência e diretoria

Novo Conselho Comunitário de Segurança atuará até o ano de 2025, a fim de aproximar a participação da população na gestão de segurança pública

Nesta quinta-feira (25), aconteceu a solenidade de posse da diretoria do Conseg Itaim Paulista (Conselho Comunitário de Segurança) na Escola Estadual Cronista Rubem Braga, localizada no bairro Conjunto Encosta Norte. A pedido do subprefeito Guilherme Henrique, a Subprefeitura Itaim Paulista esteve presente e compôs a mesa da solenidade, por meio do coordenador de Governo Local, Clodoaldo Coutinho. Além dele, participaram do evento outras autoridades locais, como da Educação, Saúde, Secretaria de Segurança Pública e membros da comunidade local.



Dessa vez, a diretoria que exercerá suas atividades no biênio 2023/2025 está composta da seguinte forma:

  • Presidente: Efraim Tolentino de Oliveira.
  • Vice Presidente: Rosana Soares Dias
  • 1° Secretario: Rogerio Menezes da Costa
  • 2° Secretário: Fábio Silva Santos
  • Diretora de Assuntos Sociais e Comunitários: Margarete Cassiano Pereira


Dada a importância como ferramenta de participação popular na segurança pública, o Conseg Itaim Paulista integra a região do 50° Distrito Policial, hoje sob a titularidade do Depol. Dra. Ancilla Vega, a 1ª Cia do 29° Batalhão (BPM/M-SP), comandada pelo Capitão PM Fernando Viana de Oliveira, e a Inspetoria da Guarda Civil Metropolitana Itaim Paulista, administrado pelo Comandante Regional Wilson Roberto Pires de Oliveira.

 

Origem dos Consegs 

Os Consegs foram criados por meio de um Decreto Estadual de 1985, pelo então governador André Franco Montoro. Conferem o direito da população de se encontrar face a face com os chefes de polícia de sua região, onde podem ouvir esclarecimentos, apresentar sugestões, solicitações, elogios e desenvolver campanhas e projetos com o objetivo de alcançar melhoria de qualidade de vida e segurança da comunidade.