Retrospectiva 2022

Saiba os principais destaques da Subprefeitura Itaim Paulista

 

 


JANEIRO

Retomada do atendimento presencial da Praça de Atendimento
No dia 20 de janeiro, a Praça de Atendimento da Subprefeitura retomou a disponibilidade de todos os servicos presenciais, após fim das restrições sanitárias de Covid-19. 


 
 

 

FEVEREIRO 

Encarredos das equipes de zeladoria urbana 

Com o objetivo de garantir maior produtividade e eficiência nas tarefas desenvolvidas, a Sub Itaim realizou a reunião de planejamento com os encarregados de
equipes de zeladoria urbana.  

 

MARÇO 

Concretagem de via
Dignidade. Essa é a palavra que define o serviço executado pela Sub Itaim Paulista. Antes, uma via sem pavimentação. Agora, a Rua Árvore do Dragão, Jardim dos Ipês, totalmente asfaltada.

Eleição do Conselho Gestor de Saúde
Para ampliar efetivamente a participação da população na gestão de saúde pública, no dia 8 de março, mais de 700 eleitores foram à Sub Itaim para a Eleição do Conselho Gestor
da Supervisão Técnica de Saúde
biênio 2022/2024.

 

ABRIL 

Novo Subprefeito
O Itaim Paulista recebeu Guilherme Henrique como novo subprefeito. No lugar do seu antecessor, Gilmar Santos, Guilherme assumiu oficialmente o cargo majoritário da Subprefeitura no dia 6 de abril.

 


Sub Itaim e Sabesp
A Sub Itaim recebeu os responsáveis pela área operacional da Sabesp. A reunião contou com a presença do subprefeito, Guilherme Henrique, e equipe técnica, com o objetivo de alinhamento de assuntos estratégicos, a fim de beneficiar a população referente a melhorias no saneamento básico.



Ação Territorial no Robru 
O "Ação Territorial" aconteceu no Jd. Robru. Uma grande parceria de Serviços Sociais de saúde pública, estética e beleza, unidade móvel do Bolsa Família e da Sabesp, atendimento de ótica, emissão de RG, certidões, vagas de emprego e estágio, orientação jurídica, além de oficinas artísticas. Inclusive, sorteios de brindes e cestas básicas.


 

MAIO

Praça de cara nova
No dia do trabalho, 1° de Maio, a Sub Itaim revitalizou a praça da Rua Lactâncio, Vila Nova Curuçá. O local, que antes estava mal iluminado, agora possui instalação de luzes LED, brinquedos, reforma do alambrado da
quadra poliesportiva e equipamentos novos de atividade física para terceira idade. 



Melhoria no abastecimento
A Sub Itaim e a Sabesp marcaram presença na Comunidade Beira-Rio, localizada no bairro Cidade Kemel. Para comunicar aos moradores sobre a construção de uma nova adutora na área, o subprefeito, Guilherme Henrique, juntamente com o chefe de gabinete, Aguinaldo Firmino Junior, apresentaram a equipe técnica da Sabesp. 


 

Castramóvel na Sub Itaim
A Sub Itaim Paulista, por meio da Ong Recanto dos Fofinhos, atendeu 420 castrações no estacionamento. De acordo com a Ong, nos três dias de ação foram feitos 210 procedimentos em cães e 210 em gatos, superando a
expectativa de 390 esterilizações
caninas e felinas. 


Operação Baixas Temperaturas
Em prol das pessoas em situação de rua, as equipes da Sub Itaim, juntamente com assistentes sociais da @smads_sp, formaram força tarefa para a Operação Baixas Temperaturas, percorrendo as vias a fim de distribuir cobertores ou conduzindo para abrigos da Prefeitura. 



Abrindo caminhos para nova UBS Atualpa 
A Sub Itaim, juntamente com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), desobstruiu a passagem da Rua Curuquerê, Vila Morgadouro. O objetivo foi viabilizar o trânsito local para a área onde está sendo construída a UBS Dr. Atualpa Girão Rabelo.
 

JUNHO 

Sub Itaim inaugura primeiro cachorródromo
A cachorrada apareceu total na Praça Jaguamitanga (Shinquishi) para curtir a inauguração do Cachorródromo, arrasar no desfile, com direito a orientação veterinária. Além disso, os donos compareceram para aquisição das mais de 390 senhas do Mutirão de Castração e, de quebra, conferir a Feira de Artesanato. Tudo isso fez parte das comemorações dos 411 anos do Itaim Paulista. 


Coletivo Eletro Tintas 
Para celebrar o aniversário do Itaim Paulista, os muros do Jardim Indaiá estão mais coloridos.
O Coletivo Eletro Tintas realizou um trabalho comunitário, a fim promover o pertencimento com a participação de artistas locais. Essa ação foi feita na Subestação de Energia Elétrica Bartira. 


Batalha da Teles no #Itaim411anos
É cultura, é encontro com gente fera da rima.
É Batalha da Teles que vai pra rua e não desanima.
A Sub Itaim chega junto com essa turma de criatividade, são 411 anos do distrito em plena atividade.


Copa Itaim de Futsal
O evento esportivo, promovido na E.E. Soldado PM Eder Bernardes dos Santos, no Conjunto Encosta Norte, contou com a participação de 16 times da região. Por meio da Supervisão de Esportes da Subprefeitura Itaim, a Copa foi realizada até o final de julho.

 

Shows do #Itaim411anos 
O músico Dom Paulinho Lima, finalista do The Voice Brasil, deu show de musicalidade no festejo. O grupo Projeto Deck 90 resgatou o melhor do samba nos 411 anos do Itaim Paulista. Teve o Grupo Katinguelê que embalou o público com seus hits, como a conhecida "Inaraí". Outro destaque foi o rapper BK, um dos principais nomes do rap nacional, que levou a galera ao delírio com a apresentação de todos os sucessos de sua carreira. Para fechar a programação de aniversário, o sambista Dudu Nobre trouxe ginga e alegria no palco do #Itaim411anos. 

 

 

 


Arte na Silva Teles
Quem deu um giro pela Praça Silva Teles notou que ela está de cara nova. Trata-se do trabalho artístico em grafite feita por mulheres da nossa região, durante as comemorações dos 411 anos do Itaim Paulista. 

 



 
JULHO

Mulheres guerreiras 
No primeiro dia julino, o subprefeito Guilherme Henrique recebeu no gabinete mulheres dispostas a somar forças no Itaim Paulista. Como representante, Dona Cida Guerreira trouxe reforços para o encontro, que teve como objetivo a implantação de coletivo em prol da cultura em nosso território. Literatura, artesanato, música e muito movimento cultural.

 

Programa Clima nas Periferias
A Seclima (Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas) lançou o programa "Clima nas Periferias", e o Itaim Paulista é o primeiro distrito da Capital a promover esse programa de desenvolvimento sócio-ambiental. 



Festa das Nações do Itaim 
O dia 24 foi muito especial para o Itaim Paulista. Com deliciosas comidas típicas de vários países, feira de artesanato e brinquedos para a diversão da criançada, a Praça Lions Clube Itaim ficou repleta de gente para assistir as apresentações artísticas, como dos cantores Dudu Nobre, Robson Luis, e Dom Paulinho Lima.

 



AGOSTO

Remoção da antiga passarela da estação Itaim Paulista
A antiga passarela interditada, que ficava ao lado da Estação Itaim Paulista e atravessava a linha férrea 12-Safira da CPTM, foi demolida. Com apoio da Subprefeitura, o objetivo foi trazer mais segurança em operações acontecendo em quatro etapas, aos domingos. 



Itaim Paulista inaugura novo Centro de Acolhida para famílias - CAE Encosta Norte 
Espaço de 6 mil m² na Zona Leste foi totalmente reformado e adaptado para acolher famílias prioritariamente com crianças. A capacidade da unidade, a depender da configuração dos quartos, é para 100 pessoas. 

 



SETEMBRO 

Eleição do Conselho Participativo
 
A eleição do Conselho Participativo Municipal da Cidade de São Paulo - biênio 2022/2024 aconteceu no domingo, 11, das 9h às 17h nas sedes das 32 Subprefeituras. Este ano os eleitores puderam votar em até três candidatos inscritos na
Subprefeitura. 
 


Sub Itaim recebe pesquisadores brasileiros e estrangeiros
No dia 14, a Subprefeitura Itaim Paulista recebeu uma comitiva de pesquisadores brasileiros e estrangeiros ligados a infraestrutura urbana. A visita dos especialistas ao prédio sede da administração regional e pelas comunidades localizadas às margens do Córrego Lageado fez parte da programação do 1° Workshop Internacional Ciam Clima. 

 

 




OUTUBRO 

Neguinho da Beija-flor, Katinguelê e outros artistas em show contra racismos estrutural 
Muita música e até declaração de amor agitaram o Itaim Paulista, no dia 1° de outubro. Grandes nomes da música popular deram show na ação "São Paulo Farol na Luta Contra o Racismo Estrutural".
Tudo aconteceu graças a ação conjunta entre a Sub Itaim e a Secretaria de Relações
Internacionais (SMRI). Já no dia 23, o mesmo evento também trouxe Péricles e artistas locais, que lotou a Praça Lions Club Itaim (antigo Centro Cultural). O propósito foi fazer da musicalidade de artistas negros um dos meios para sensibilizar a população e dar visibilidade à política pública de combate ao racismo estrutural.

 

 


Sub Itaim Paulista é sorteada para representar o Marrocos durante a Copa do Mundo de Futebol
Coincidentemente com 32 seleções a disputar a Copa do Mundo de futebol, as 32 subprefeituras da Cidade de São Paulo participaram de um sorteio realizado na Secretaria Municipal das Subprefeituras - SMSUB. O subprefeito Guilherme Henrique do Itaim Paulista girou uma roleta e acabou resultando na bandeira do Marrocos, país do Norte da África banhado pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo. Já nossa vizinha, Subprefeitura São Miguel Paulista, foi a sorteada para representar o Brasil. Para comemorar tivemos reformas de quadras poliesportivas, com pinturas do países sorteados pelos subprefeitos. No Itaim Paulista, duas quadras foram beneficiadas com a reforma: uma no Jardim Nélia e outra no bairro Fazenda Itaim. 

 


NOVEMBRO

Conferência da Criança e Adolescente
No dia 7, a Sub Itaim participou da 12ª Conferência da Criança e Adolescente do Itaim Paulista, promovida no CEU Parque Veredas. A conferência tem a finalidade de avaliar e deliberar sobre as políticas e ações de promoção, proteção, defesa e controle social dos direitos humanos da criança e do adolescente na cidade de São Paulo.



4° Parada LGBTQIA+
No domingo (6), aconteceu a 4° Parada LGBTQIA+ do Itaim Paulista. A comemoração com direito a trio elétrico, após a concentração em frente a UBS Dr. Júlio de Gouveia, partiu rumo a Casa de Cultura do Itaim Paulista. O trajeto de 1,6 km teve muita alegria e festa de todes! 



Ação contra o mosquito da dengue
No sábado (19), a Subprefeitura Itaim Paulista trabalhou em conjunto com Vigilância em Saúde (UVIS), no Jardim das Oliveiras. A ação em conjunto fez parte do Dia "D" contra o mosquito da Dengue. 



Inauguração da quadra do Marrocos
Na quinta-feira (24), dia abertura oficial da Copa do Mundo de Futebol, foi reinaugurada nossa "quadra marroquina", localizada na Rua Mário Sammarcos, no Jardim Nélia. Para estrear a nova quadra, os times "Futebol Arte" e "Só Tapa" fizeram um jogo super empolgante que teve como campeão o time Só Tapa. O mini-torneio teve direito a medalhas, troféus e muita raça. 

DEZEMBRO 

Sub Itaim reinaugura quadras poliesportivas 
Com muito futebol e atividades culturais aos fins de semana, a Sub Itaim reinaugurou mais duas quadras poliesportivas: em Cidade Kemel, na praça da Rua Des. Fernando de Albuquerque Prado (ao lado da EMEI Prof Edi. Greenfield), e outra na praça Ministro Brito Barros (Praça do Chapéu), no Jardim Camargo Velho.
 


Programa Praças da Cultura 
Diversas atrações do programa Praças da Cultura fizeram parte da programação cultural da Supervisão de Cultura da Sub Itaim. O Praças da Cultura, promovido por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), é uma iniciativa de valorização de artistas locais, programando atrações gratuitas em praças da comunidade. 


Praça de Natal
O clima natalino tomou conta do Itaim Paulista. Para celebrar com tudo que tem direito, a Sub Itaim preparou uma programação completa com a Praça de Natal, evento gratuito que aconteceu na noite do dia 22, na Praça Lions Clube Itaim. A festa teve benção e iluminação na Árvore de Natal, Papai Noel, Cantata, personagens infantis e artistas do Circo Europeu.