Itaim Paulista recebe carreta de mamografia 40+

No mês do Outubro Rosa, o projeto da ONG Américas Amigas vem para atender mulheres da região.

 Para uma das doenças que mais matam no Brasil, até o dia 23, a Carreta de Mamografia da Américas Amigas está no Itaim Paulista para fazer a diferença da saúde das mulheres com idade a partir de 40 anos, no combate ao câncer de mama. Em parceria com o Projeto Saúde nos Bairros, a ONG tem proporcionado exames gratuitos e de qualidade que sai no mesmo dia. A carreta Mamografia 40+ tem como objetivo ajudar gratuitamente mulheres das comunidades na detecção e diagnóstico do câncer de mama.


Por meio do morador do Itaim Paulista e coordenador do Projeto Saúde nos Bairros, Charles Bispo, a nossa equipe foi ao local conhecer todo o trabalho desenvolvido na Carreta da Mamografia. Nessa visita foi possível constatar o apoio de alguns voluntários como os alunos de enfermagem da Universidade Anhanguera. Além disso, tivemos o privilégio de conversar com Mirna Hallay, gerente-geral da ONG Américas Amigas que nos contou tudo sobre a atuação do projeto Mulheres Amigas.


“Aqui nós vamos fazer a mamografia, se o médico que está laudando detectar uma suspeita, ele mesmo vai fazer a ultrassonografia. Se a suspeita persistir, essa mulher vai ser encaminhada para um médico mastologista para a realização de um exame complementar que, muitas vezes, é a biopsia”, explicou Mirna. “Com isso, ela [paciente] vai chegar ao diagnóstico de câncer de mama e, se for positivo, será encaminhada a um hospital de referência”, complementou.
Durante a visita na Carreta, conhecemos Fátima Nunes de 53 anos, mãe de dois filhos e moradora do Jardim Laura. Emocionada, ela contou que ficou sabendo do projeto através de um cartaz fixado em uma parede do clube onde pratica hidroginástica. “Fico feliz de saber desse projeto aqui no nosso bairro, que é de suma importância para nós mulheres, nos sentimos valorizadas”, comentou. “Em nome de todas as mulheres, eu agradeço muito a dedicação, esse tratamento ‘vip’, pois ajuda muita gente que não tem condições de pagar exames no particular”, completou.


Para quem ainda não foi, a unidade móvel está localizada na Rua Manoel Rodrigues Santiago, 200, Jardim Laura (no estacionamento do clube de campo Futura). Vale lembrar que as vagas são limitadas e os exames precisam ser agendados pelo telefone do Projeto Saúde nos Bairros: 94153-6543 (das 8h às 17h).

Conheça um pouco mais a Américas Amigas.


Fundada em 2009, a Américas Amigas é uma Organização da Sociedade Civil (OSCIP) e Entidade Promotora dos Direitos Humanos que combate o câncer de mama. Tem como missão promover, em território nacional, a queda da mortalidade por câncer de mama para a população em situação de vulnerabilidade social por meio de conscientização, informação e acesso à detecção e ao diagnóstico precoce da doença. Surgida da união de brasileiros e norte-americanos que perceberam a urgência de se desenvolver um projeto para auxiliar esta população que hoje é muita e totalmente engajada em trazer informação, acesso à saúde esperança de vida a milhares de mulheres.


O projeto Mulheres Amigas nasceu em 2015, e tem como pilares de atuação, a doação de equipamentos e insumos voltados a detecção e diagnóstico do câncer de mama. Desde 2009 até o presente a ONG já doou 23 mamógrafos, beneficiando 13 estados brasileiros, 20 dessas máquinas, estão instaladas em hospitais públicos ou filantrópicos e os outros 3 estão em unidades móveis. Ela ainda que 2 navios da marinha receberam os equipamentos e levam mamografia para as populações ribeirinhas do Amazonas e Pará. Além disso, a ONG tem outro pilar de atuação, que é baseado em capacitar e treinar profissionais voltados a área do câncer de mama. “Capacitamos médicos cardiologistas e enfermeiros de atenção básica, inclusive, agentes comunitários de saúde. Nós fazemos todo o trabalho que proporcione à mulher fazer um exame gratuito e de qualidade”, ressalta Mirna.

 


Hoje, a Américas Amigas conta com sete grandes empresas e com 20 apoiadores que ajudam de todas as formas, incluindo também, todas as organizações que as apoiam. Mirna ainda comenta que sem a ajuda dos apoiadores e patrocinadores a Américas Amigas não iria conseguir fazer o que faz hoje pelas mulheres, e que as empresas também não iriam fazer nada mais que a conscientização, e destaca: “Se nós nos unirmos podemos fazer muito por quem precisa da nossa ajuda”.

 


“Esse projeto que fazemos aqui na carreta, na verdade em todo o Brasil, acontece em parceria com hospitais, laboratórios públicos e hospitais filantrópicos. É com essa ação que estamos aqui na Zona Leste, no Itaim Paulista, ajudando as mulheres das comunidades e de toda região”, falou Mirna.


Para participar, os cadastros podem ser feitos através do site da ONG Américas Unidas, mas é importante salientar que os cadastros não são agendamentos. Mirna explica que existe uma seleção prévia que avalia as condições sociais e de saúde da paciente, para que o projeto possa atender os casos com maiores urgências. “É sempre importante a gente salientar que, a mamografia é o principal exame para detecção do câncer de mama no início, quando a chance de cura é de até 95%”, alertou.