20 de Novembro é o Dia da Consciência Negra

Jadir Nascimento, chefe de gabinete da Subprefeitura Itaim Paulista, evidencia seu orgulho e luta pela negritude. Leia ao seu relato.

Em fundo azul, amarelo e verde, a foto do chefe de gabinete recebe destaque. Ele usa camisa de manga curta e chapéu brancos e óculos com armação quadrada. Acima de sua cabeça, a frase: "a culpa do racismo é do racista", escrita em letras maiúsculas brancas.

A data homenageia Zumbi, um dos destaques da luta do povo negro contra a escravidão. Zumbi nasceu livre, mas foi escravizado e, posteriormente, tornou-se o principal líder do Quilombo dos Palmares. Ele morreu em 20 de novembro de 1695.

Em celebração a nossa miscigenação racial e cultural, apresentaremos duas histórias de coragem, luta por igualdade e superação de preconceitos. Os depoimentos foram colhidos de funcionários públicos. Leia-os com atenção. Esperamos fomentar sua reflexão.

O segundo relato é do nosso chefe de Gabinete, Jadir Nascimento:

"Tenho 54 anos e sou funcionário público há 33. Sou de descendência nigeriana e angolana. Minha bisavó era escrava e minhas outras tias-bisavó também.
Já sofri algumas vezes discriminação racial.

Uma, por exemplo, ocorreu quando era datilógrafo em uma empresa de seguros. Surgiu uma oportunidade para subgerenciar uma loja e fui indicado por um gerente para concorrer a esta vaga. Fui fazer a entrevista. Estava concorrendo com um colega de trabalho [branco], que assumia ter menos experiência e bagagem que eu. Entretanto, ele foi chamado para ocupar a vaga. Entendi que era uma entrevista e, de repente, ele tinha mais a oferecer à empresa do que eu. Mas, quando foram dar o cargo, deixaram claro que a escolha tinha sido pela cor da pele. Falaram: ‘você foi escolhido, porque é clarinho’. Esse meu amigo, que é branco, teve consciência e não aceitou o cargo.

Esse caso me abalou, mas não me parou. Militei em movimentos negros do município e do estado de São Paulo e em alguns do Brasil. Neles, lutava por algumas coisas, como cota para negros em faculdades e outros direitos que nós precisávamos.

Nossa batalha é constante. Conquistamos muitas coisas e buscamos mais. Inclusive, vamos apresentar um projeto de Lei para tratar da anemia falciforme, doença que registra apenas casos de negros, na rede de saúde municipal. Esse tratamento é especial e agora poderá ser disponibilizado gratuitamente.

É necessário dar voz e oportunidades ao nosso povo. Jamais esqueceremos da nossa ancestralidade e a valorizaremos para sempre!"

Assim como Jadir, valorize suas raízes!