Defesa Civil da Cidade de São Paulo conta com 16 novas viaturas

Os veículos foram alugados por 36 meses e serão utilizados para atendimento de emergências, vistorias e mapeamento de áreas de risco, entre outras atividades

De Secretaria Especial de Comunicação

A Defesa Civil da Cidade de São Paulo recebeu, nesta sexta-feira (13), 16 novas viaturas para sua corporação. Foram entregues dois VW Amarock, para atendimento de emergências pela equipe de comando e pelos coordenadores; quatro Fiat Moby para uso em vistorias de ocupações e mapeamento de áreas de risco pelas equipes da Divisão de Prevenção – Riscos Naturais e Riscos Tecnológicos e dez Fiat Strada, que serão utilizados para a substituição de viaturas. Atualmente, estes veículos são utilizados nas Subprefeituras, para o atendimento de emergências, vistorias em edificações e mapeamento de áreas de risco.

Os veículos foram alugados e o contrato de locação tem duração de 36 meses, improrrogáveis. Os VW Amarock. que têm custo mensal unitário de R$ 4.550,00, são da TB Serviços Transporte Limpeza Gerenciamento e RH S.A. Os Fiat Strada e Moby, pelos quais serão pagos por unidade, respectivamente, R$ 1.860,00 e R$ 1.300,00 por mês, são da CS Brasil Frotas Ltda.

"São 16 novas viaturas para aparelhar as equipes de prevenção e análise de riscos da cidade, que proporcionarão boas condições de trabalho e darão ao cidadão paulistano o melhor resultado", disse o Secretário de Segurança Urbana José Roberto Oliveira.

Além destes automóveis, a Defesa Civil possui 42 viaturas. Destas, dez utilizadas pelas Equipes de Resposta, para o atendimento de emergências de forma ininterrupta, 24 horas por dia; as demais são usadas pelos diretores, distribuídos nas 32 Subprefeituras, para o atendimento de emergências, vistorias em áreas de risco, edificações com risco de desabamentos, apoio a cortes de árvores e outros tipos de ocorrências.

Sobre a Defesa Civil

A Defesa Civil trata de ações preventivas de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres naturais e os incidentes tecnológicos, além de restabelecer a normalidade social. Suas principais atividades são identificar e mapear as áreas de risco de desastres, promover a fiscalização desses locais e vedar novas ocupações nessas regiões, assim como declarar situação de emergência e estado de calamidade pública. Também fazem parte de suas funções vistoriar edificações e promover, se necessário, a intervenção preventiva e a evacuação da população desses lugares ou das edificações vulneráveis, assim como realizar o atendimento de ocorrências por meio do telefone de emergência 199.

Atualmente, a Defesa Civil possui um efetivo de 385 servidores, distribuídos nas 32 subprefeituras.