Prefeitura e empresas de tecnologia selam pacto pela segurança no trânsito

Projeto, em parceria com iFood e Loggi, visa conscientizar paulistanos e reduzir o número de acidentes no trânsito envolvendo entregadores

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) assinou, nesta quinta-feira (18) , termo de cooperação com as empresas brasileiras de entrega por aplicativo iFood e Loggi, com foco em medidas de segurança voltadas para os motociclistas que atuam nessas plataformas.

"A Prefeitura vem discutindo, desde o início do ano, uma forma de as empresas que trabalham com aplicativo continuarem crescendo mas respeitando a vida, pois tivemos aumento no número de mortes de usuários de motos em São Paulo. Elas concordaram em assinar acordo com a Prefeitura para que não haja mais bonificação por número de entregas, pois estimula o desrespeito às leis de trânsito. Vamos promover campanhas com a CET para orientar melhor os entregadores", disse o prefeito Bruno Covas.

A iniciativa é resultado de diversas reuniões da atual gestão com representantes de empresas por aplicativos. O objetivo é melhorar a segurança e reduzir o número de acidentes no trânsito envolvendo motociclistas. As reuniões com a Secretaria de Mobilidade e Transportes aconteceram com as principais empresas do segmento, mas somente iFood e Loggi aceitaram assinar o termo de compromisso com a segurança no trânsito, abrindo frente a este importante processo de conscientização.

Victor Magnani, representante da iFood, afirmou que a vida deve ser prioridade e a união das empresas com a Prefeitura e a sociedade resultará em melhores práticas no trânsito durante as entregas. A diretora jurídica da Loggi, Vanessa Morales, enfatizou que nunca estimularam comportamentos inadequados nos entregadores e estão muito satisfeitos com o acordo.

Com o termo, as empresas assumiram o compromisso de não realizarem práticas que destinem aos motociclistas valores extras, estabelecidos por meta de entregas a um determinado período de tempo. Os aplicativos de entrega estudam formas de bonificar os motociclistas que mantenham boas práticas de conduta no trânsito. Além disso, serão criadas campanhas educativas e de segurança direcionadas aos entregadores, coordenadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que conscientizem sobre medidas fundamentais para segurança no trânsito.

Segurança no trânsito é tema prioritário para a Prefeitura e para as empresas de aplicativo iFood e Loggi. Por meio do diálogo e da parceria, é possível construir soluções que melhorem a vida na cidade. “Estamos em contato permanente com representantes da categoria e dos aplicativos desde o início do ano e vamos fortalecer ainda mais essa parceria. Estamos muito felizes que iFood e Loggi tenham tomado a dianteira e firmado esse termo conosco. Isso nos mostra o quanto o diálogo é essencial para ambas as partes e também reflete o compromisso dessas empresas com o bem-estar da sociedade”, afirmou Edson Caram, secretário municipal de Mobilidade e Transportes”.

Entre as principais ações, destaca-se uma parceria para realização e divulgação de cursos de direção defensiva e pilotagem segura para motociclistas que atuam pelos aplicativos. Os treinamentos serão oferecidos pelo Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET( CETET), que mantém esse serviço gratuitamente desde 1999.

Também está prevista a criação de um grupo de trabalho para dar continuidade a essas discussões e desenvolver ações com foco em segurança. As medidas devem beneficiar cerca de 60 mil motociclistas que atuam nessas plataformas.

A SMT, por exemplo, proibiu recentemente a circulação de motos na pista expressa da Marginal Pinheiros, no sentido Castello Branco. Também criou, no fim de 2018, a Câmara Temática de Motocicleta, que realiza reuniões mensais.

A Prefeitura de São Paulo atualmente estuda a melhor forma de regulamentar o serviço de entregas por aplicativo na cidade, buscando desenvolver uma legislação moderna, baseada em evidências e que conte com ampla participação da sociedade civil, iniciativa privada e poder público.