Tem início revitalização da área da Figueira das Lágrimas

Árvore é remanescente da vegetação original paulistana

A Figueira das Lágrimas é considerada uma das árvores mais antigas da cidade de São Paulo, remanescente da vegetação original paulistana, era o local das despedidas daqueles que seguiam a caminho do litoral. Segundo os historiadores, até Dom Pedro I aproveitou a sombra desta árvore, que deu nome também à Estrada das Lagrimas.

Demanda antiga da região, em abril/2019, com emenda do vereador Gilberto Natalini, foi iniciado o processo licitatório para a requalificação da Praça Figueira das Lágrimas, em terreno público. No início de julho foi dada a ordem de início para o serviço de conservação do muro lateral, que corria risco de desabamento, e requalificação do local, com prazo total de 120 dias.

A árvore, que tem sua saúde acompanhada rotineiramente por agrônomos, é tombada e, pelo contexto histórico, a administração regional orientou a empresa que está realizando a obra a armazenar o material para posterior avaliação. É nesta área que serão feitas as obras de revitalização, seguindo projeto elaborado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e aprovado pelos órgãos de preservação do patrimônio, visando à preservação da memória da população local e da história da urbanização de São Paulo.

Vale destacar que, além do engenheiro responsável, a obra também recebe supervisão de um agrônomo, para que não haja impacto ambiental e a Figueira se mantenha firme por muitos anos. Desta maneira, um dos símbolos do bairro passa não só a ter o tratamento devido, como se torna mais acessível para a população